Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Vôlei / CANCELOU

Confederação Brasileira de Vôlei define futuro da Superliga após reunião com os clubes; saiba mais!

Entidade se reuniu para tratar tema da paralisação do campeonato e confirmar o fim do ranking feminino de atletas

Guilherme Assumpção Publicado em 19/03/2020, às 15h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Superliga não terá definição de campeão - Diego Wladyka
Superliga não terá definição de campeão - Diego Wladyka

A Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) tomou uma decisão radical nesta quinta-feira, 19, por conta da pandemia de coronavírus que vem afetando o mundo inteiro. Após reunião realizada com os clubes, a entidade decidiu que a Superliga Feminina será cancelada por entender que não haverá tempo disponível para que a competição seja encerrada.

Assim, os clubes e a CBV decidiram que a competição não terá nenhum campeão definido por conta do problema de saúde mundial. Após reunião com os clubes da Superliga Masculina, ficou definido que o período de 30 dias será respeitado para que se tome uma decisão final.

A definição em relação aos homens será divulgada nesta tarde depois da reunião que está marcada entre a Confederação e os clubes. No feminino, a competição estava se preparando para os jogos das quartas de final. O Praia Clube liderou a primeira fase seguido de perto por Sesc e Minas.

Superliga Masculina deve seguir o mesmo caminho (Crédito: Renato Antunes/Maxx Sports Brasil)

Na Superliga Masculina, ainda resta uma rodada para o fim da fase inicial. Até o momento da paralisação, o Taubaté era o primeiro colocado e o Cruzeiro vinha logo na sequência. Um dos principais motivos para o cancelamento da Superliga Feminina foi a dificuldade dos clubes em arcar com os custos dos contratos dos atletas.

A maioria dos vínculos seriam encerrados em maio e as equipes não teriam condições de estender estes contratos até o meio do ano. A indefinição acerca do calendário do esporte mundial também ajudou para que a decisão fosse tomada pela CBV. O fim do ranking da Superliga Feminina também foi definido nesta reunião.

VOTAÇÃO DOS CLUBES E COMISSÃO DE ATLETAS

Futuro da Superliga Banco do Brasil 19/20 (7 a 2)

Dentil/Praia Clube – Encerrar a temporada

Sesc RJ – Encerrar a temporada

Itambé/Minas – Aguardar para nova definição

Sesi Vôlei Bauru – Aguardar para nova definição

Osasco Audax São Cristóvão Saúde – Encerrar a temporada

São Paulo/Barueri – Encerrar a temporada

Fluminense – Encerrar a temporada

Curitiba – Encerrar a temporada

Comissão de Atletas – Encerrar a temporada

Confira a nota oficial da CBV na íntegra:

“Dando sequência a série de quatro reuniões agendadas com os clubes da Superliga Banco do Brasil e Superliga B, na manhã desta quinta-feira (19.03) a entidade se reuniu, através de videoconferência, com os participantes da Superliga Banco do Brasil feminina e decidiram, por meio de votação, que a competição está finalizada em virtude do coronavírus (COVID-19). Seis clubes e a Comissão de Atletas votaram pelo fim do campeonato, contra dois votos contrários. Neste caso, não há campeão e a classificação final respeita a de momento.

Outros dois assuntos foram debatidos na reunião desta quinta-feira. E também por votação, ficou definido que a Superliga Banco do Brasil 2020/2021 não terá ranking (sete votos contra quatro), e, ainda, que os clubes terão a possibilidade de contratar até três estrangeiras (seis votos contra cinco) – neste caso, os dois clubes que não estavam classificados para o playoff também têm direito a votação, diferente da decisão pelo fim do campeonato, já que Flamengo e Pinheiros não estariam mais na disputa.

Após o fim da reunião, a temporada 2019/2020 termina desta forma: Dentil/Praia Clube (MG), Sesc RJ, Itambé/Minas (MG), Sesi Vôlei Bauru (SP), Osasco Audax São Cristóvão Saúde (SP), São Paulo/Barueri (SP), Fluminense (RJ), Curitiba (PR), Pinheiros (SP), Flamengo (RJ), Valinhos Vôlei (SP) e São Cristóvão Saúde/São Caetano (SP).

A CBV, que conta com um comitê de crise composto por área técnica, médica e jurídica, entre outros, apresentou a proposta pela conclusão do campeonato, já que a preocupação da entidade com a saúde está acima de qualquer outra questão. Após a decisão, então, a entidade recomendou que todos os clubes liberem suas atletas de treinamento e que as mesmas permaneçam em casa, seguindo as recomendações das autoridades da saúde

Mais uma vez colocamos nossa opinião, pelo fim do campeonato visando o bem de todos os envolvidos, e demos direto de voto aos clubes. A maioria demonstrou pensar como a CBV e está decretado o fim desta temporada. Em relação a decisão pelo ranking e pelas estrangeiras, houve um equilíbrio maior na votação, mas também está tudo definido. Sentimos muito por ver a Superliga Banco do Brasil terminar dessa forma, mas sabemos que é absolutamente necessário”, declarou o Superintendente de Competições Quadra da CBV, Renato D´Avila.

A última das quatro reuniões virtuais será realizada ainda nesta quinta-feira, com os clubes participantes da Superliga Banco do Brasil masculina".


5 itens essenciais para quem gosta de vôlei

1- Bola de Vôlei Mikasa - https://amzn.to/2PkNAnQ

2- O que é vôlei: Histórias, regras, curiosidades - https://amzn.to/35YQy7c

3- Rede Vôlei Praia - https://amzn.to/366w9NB

4- Tênis Asics Gel Task Vôlei - https://amzn.to/2JpVEQq

5- Bolsa Fitness Fred Hard Vôlei - https://amzn.to/2JoFjv4

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.