Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Vôlei / COMPLICADO

Atletas do vôlei de praia planejam boicotar torneio do Catar após serem proibidas de usar biquíni; saiba mais!

Uma das principais duplas não vai entrar em quadra em forma de protesto

Redação Publicado em 23/02/2021, às 09h37

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Karla Borger e Julia Sude em quadra pelo vôlei de praia - GettyImages
Karla Borger e Julia Sude em quadra pelo vôlei de praia - GettyImages

As alemãs Karla Borger e Julia Sude, uma das principais duplas de vôlei de praia da atualidade vai boicotar o primeiro torneio relevante do Circuito Mundial em um ano. As atletas não vão participar da Katara Cup, competição de nível quatro estrelas no Catar.

O motivo é que o país alega não permitir que as atletas estejam em quadra de biquíni, vestimenta tradicional para esse timo de modalidade que é praticada na areia.

"Estamos lá para fazer nosso trabalho, mas estamos sendo impedidas de usar nossas roupas de trabalho", disse Borger à rádio "Deutschlandfunk" na noite deste domingo, 21.

"Este é realmente o único país e o único torneio em que um governo nos diz como fazer nosso trabalho. É isso que estamos criticando", completou. 

Esta é a primeira vez na história que o Catar vai sediar uma competição importante de vôlei de praia entre mulheres. O país recebe há sete anos uma etapa do Circuito Mundial, mas até então apenas com a chave masculina, sendo uma exceção entre os principais eventos do calendário. 

Além disso, o Catar também aceitou realizar um torneio misto, com a participação tanto de homens quanto de mulheres, mas impôs como exigência que as mulheres vistam calças e camisetas de manga longa por baixo do tradicional biquini, ou "sunquini", já que eles são bem mais largos que os habituais usados para tomar sol. 

Esse tipo de vestimenta não é incomum no circuito, mas costuma ser utilizada por iniciativa das próprias atletas para cobrir o corpo quando faz frio.

Já no caso do torneio do Qatar, elas serão obrigadas a utilizar essas peças no calor. Mesmo assim, a Federação Internacional de Vôlei diz que acatou a norma "Por respeito à cultura e tradições do país anfitrião". 

Seis duplas do Brasil aparecem pré-inscritas neste torneio que começa em 8 de março, incluindo Ana Patrícia/Rebecca e Ágatha/Duda, já classificadas para a Olimpíada.

Destas seis duplas, porém, três terão que se enfrentar entre si por uma vaga no qualifying. No masculino são quatro duplas brasileiras inscritas, incluindo Alison/ÁlvaroFilho e Evandro/BrunoSchmidt

Até o momento, esta é a única etapa confirmada no calendário internacional antes dos Jogos Olímpicos de Tóquio, mas a tendência é que sejam realizadas outras.

No ano passado, a temporada foi suspensa logo após a final deste torneio no Catar. Depois, ao longo do ano, só foram jogadas poucas etapas de uma estrela, que têm premiação baixa e não atraem a elite da modalidade.