Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Mais Esportes / PARIS 2024

Uniformes dos Jogos Paralímpicos de Paris surpreendem com detalhes em Braille

Design acessível e inovador nos uniformes paralímpicos elevam a experiência dos atletas

Redação Publicado em 14/05/2024, às 19h41 - Atualizado em 15/05/2024, às 11h41

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Uniformes serão utilizados nos jogos de Paris - Marcello Zambrana
Uniformes serão utilizados nos jogos de Paris - Marcello Zambrana

Os uniformes, desenvolvidos em colaboração com atletas paralímpicos e especialistas em acessibilidade, apresentam padrões em braille que não apenas adicionam um toque de elegância, mas também proporcionam uma experiência tátil para pessoas com deficiência visual.

A iniciativa do Comitê Organizador de Paris 2024 distribuiu um novo padrão de acessibilidade no esporte, incentivando outros eventos e organizações a seguirem o exemplo, tendo como impacto na vida de pessoas com deficiência visual, proporcionando um sentimento de pertencimento e empoderamento.

O idealizador do projeto, Felipe Pontual, explicou para o Globo Esporte: “Nossa ideia foi trazer uma série de atributos pensados na acessibilidade, que primeiro tem uma funcionalidade importante para quem for utilizar a peça e que a gente possa de fato facilitar a vida da pessoa com deficiência que vem aqui vestir esses uniformes. E também em uma perspectiva estética, fazendo parte do estilo da peça e da coleção ter esses elementos.”

A coleção de 2024, conta com calça leggin, tênis, meia, jaqueta, moletom, camisetas, boné, mochila, camisa, regata e manguito. Todas com detalhes em braille. O evento de lançamento contou com 11 atletas paralímpicos, inclusive alguns medalhistas de ouro nos Jogos de Tóquio 2020.