Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Mais Esportes / PAN 2023!

Pan 2023: Atletas de projeto social do Rio de Janeiro conquistam 5 medalhas

A judoca Rafaela Silva é madrinha do projeto "Energia para Vencer"

Redação Publicado em 07/11/2023, às 09h00 - Atualizado às 15h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Rafaela Silva - Imagem: Wander Roberto/COB
Rafaela Silva - Imagem: Wander Roberto/COB

Na delegação que representou o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023, o projeto "Energia para Vencer", organizado pela ONG 'Craque do Amanhã', contou com alguns de seus talentosos representantes. A contribuição desses atletas resultou na conquista de cinco medalhas para o país, abrangendo três distintas modalidades esportivas. Um dos grandes protagonistas dessas conquistas foi Rafaela Silva, a talentosa judoca que é membro ativo do projeto.

Rafaela Silva demonstrou seu incrível talento no judô na categoria até 57kg, conquistando a cobiçada medalha de ouro. Além disso, ela também desempenhou um papel fundamental na equipe, contribuindo para a conquista da medalha de prata na prova por equipes. Com essas impressionantes realizações, Rafaela Silva fez história ao se tornar a primeira atleta a alcançar o título de campeã nos Jogos Pan-Americanos, no Campeonato Mundial e nas Olimpíadas.

No dia 21 de outubro, os atletas do projeto garantiram a primeira medalha, com Paulo Ricardo conquistando a medalha de bronze no taekwondo na categoria -58kg, repetindo sua conquista anterior em Lima 2019. Além disso, o Brasil alcançou uma medalha de ouro inédita no taekwondo por equipes nos Jogos Pan-Americanos, com Paulo Ricardo Souza de Melo, Edival Marques Quirino Pontes e Maicon de Andrade Siqueira. A equipe venceu o Chile por 48 a 16, subindo ao topo do pódio.

“O coração falou mais alto, o entrosamento e a vontade de ganhar e graças a Deus deu certo”, declarou Edival Siqueira.

No dia 23 de outubro, a nadadora Gabrielle de Assis conquistou uma medalha de bronze nos 200m peito, sendo uma conquista inédita para o Brasil nos Jogos Pan-Americanos. Isso faz parte do projeto "Craque Olímpico - Energia para Vencer", patrocinado pela empresa de geração de energia Enel, que oferece bolsas a atletas de alto desempenho para competir em campeonatos nacionais e internacionais. O projeto, inaugurado em março de 2023, selecionou 20 atletas nas modalidades de Judô, Natação e Taekwondo, visando deixar um legado esportivo e social para jovens talentos esportivos.

O projeto "Energia para Vencer" concede a todos os atletas selecionados uma bolsa-auxílio mensal no valor de R$ 2.500. Essa iniciativa visa proporcionar estabilidade financeira aos atletas, permitindo que eles se concentrem em seus treinamentos. O principal objetivo do projeto é formar um grupo de atletas capacitados para competir e buscar títulos em campeonatos tanto nacionais como internacionais.

Além de ter Rafaela Silva como madrinha, possui o apoio de padrinhos famosos, como os jogadores Ibson, Vagner Love, Éverton Ribeiro, Paulo Henrique Ganso, e a atriz Juliana Paes.

*com colaboração de Savanna Machado