Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Mais Esportes / MOUTAIN BIKE

Multicampeão de mountain bike se torna referência no audiovisual

Nataniel Giacomozzi levou experiência em esportes extremos ao mundo das fotos e vídeos

João Florêncio Publicado em 11/06/2024, às 14h28

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Nataniel Giacomozzi é campeoníssimo no mountain bike - Rômulo Cruz
Nataniel Giacomozzi é campeoníssimo no mountain bike - Rômulo Cruz

Por muitos anos, Nataniel Giacomozzi esteve no foco das câmeras. Bicampeão da Copa do Mundo de mountain bike enduro, tetracampeão brasileiro e campeão pan-americano de downhill, o catarinense era fonte de pura arte em forma de manobras radicais no mountain bike extremo, sempre registradas em fotos e vídeos inspiradores.

Hoje, após diminuir suas atuações em competições, é ele que, atrás das câmeras, capta imagens cinematográficas de tirar o fôlego.

"A paixão pelo audiovisual sempre esteve presente na minha vida, paralelamente à minha carreira de atleta. Para divulgar minhas competições de bike, iniciei um canal no YouTube, onde desenvolvi um gosto crescente pela produção de vídeos", lembra.

Desde 2016, Nataniel Giacomozzi lidera sua própria produtora, que se tornou referência na produção de conteúdo voltado a esportes radicais, muitos deles para campanhas de marcas referência no mercado de esportes radicais, como Specialized e Red Bull.

"Recebi um convite do Canal Off, um canal de esportes da TV Globo, para criar conteúdos para eles. Foi então que decidi fundar a Nata Filmes. Desde então, produzimos pílulas para redes sociais, curta-metragens e documentários para a TV. Esses projetos abriram muitas portas no mercado audiovisual", explica.

Ou seja, o que começou por necessidade, se tornou necessário para o cenário que tanto ama. Através da Nata Filmes, Nataniel Giacomozzi passou a documentar e difundir modalidades de esportes radicais, que possuem um amplo público consumidor mundo afora.

"A maioria dos meus projetos é voltada para esportes radicais, uma área pela qual sou apaixonado. Além disso, consigo trabalhar em esportes na terra, água e neve, capturando esportes radicais de alta velocidade", comenta.

"Meu diferencial é a capacidade de capturar esportes radicais com uma perspectiva única, resultado da minha experiência como atleta de mountain bike. Atendo várias empresas do setor esportivo e realizo coberturas de eventos importantes, como a Copa do Mundo de MTB (UCI Mountain Bike World Series), Iron Man e o mundial de Motocross (MXGP da FIM)", completa o filmmaker e fotógrafo.

O fato de combinar seu talento como videomaker e fotógrafo com a experiência prática de esportes radicais, faz de Nataniel um produtor ímpar, e isso se aplica em qualquer terreno, seja terra, água ou até mesmo neve.

"No ano de 2023, realizei projetos incríveis na Europa, trabalhando com agências de turismo brasileiras que levam clientes para esquiar. Minha habilidade de esquiar e gravar ao mesmo tempo me permitiu capturar momentos únicos dos clientes nas pistas de esqui, destacando mais um diferencial no meu trabalho".

O sucesso como competidor vem se repetindo também como produtor, e já chegou à sétima arte.

"Com a visibilidade e a experiência adquiridas através do Canal Off, comecei a colaborar com outras agências e atender marcas de renome mundial, como Can Am, Honda e Fila. Em 2020, o cinema me proporcionou uma nova oportunidade: fui operador de câmera e drone no filme nacional 'Tração', que estreou nos cinemas em 2023. Foi uma experiência incrível ver meu nome nos créditos finais ao lado de grandes nomes do cinema", exalta.

"O maior desafio foi trabalhar com esportes e produtos que eu não estava acostumado, mas consegui entregar resultados incríveis graças à minha experiência e adaptabilidade. A colaboração com essas marcas reforçou minha habilidade de trabalhar em projetos grandes e de alta visibilidade, entregando conteúdo que ressoa com o público e fortalece a imagem das marcas", conclui.