Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz

Leinster e Toulouse decidem Champions Cup do Rugby

Vice em 2022 e 2023, os irlandeses buscam seu quinto título, enquanto Toulouse volta à final após três anos, buscando a sexta taça

Redação Publicado em 20/05/2024, às 20h21

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Equipes se enfrentam no próximo sábado (25/05) - Foto: Reprodução / Planet Rugby.
Equipes se enfrentam no próximo sábado (25/05) - Foto: Reprodução / Planet Rugby.

Mais uma temporada europeia do rúgbi está chegando ao fim. As figurinhas no maior torneio continental de mais um dos esportes bretões são conhecidas. De um lado, o tradicional Leinster, fundado em 1879, sendo um dos organizadores iniciais do rúgbi e time responsável por difundir o esporte por toda a Irlanda. Do outro, o “mais novo” Toulouse, fundado em 1909. Time que deu um passo à frente na profissionalização francesa do rúgbi, é o time com maior sucesso no torneio doméstico, com 5 taças, mais do que qualquer outro.

Para evitar que o Toulouse aumente sua vantagem para si, o Leinster conta com o artilheiro do torneio. Com 6 tries, James Lowe, ponta da equipe irlandesa, é letal em jogos decisivos. Foram 5 tries entre as quartas e semifinais, e nas semis, tries que decidiram o jogo, abrindo um 20-3 que foi importantíssimo para a equipe segurar os ingleses do Northampton Saints, que quase empataram o jogo com um 20-17.

Já o Toulouse, conta com a melhor campanha da primeira fase e chega com desempenho invejável no mata-mata, vencendo os três jogos sem sustos. A equipe chega para o Tottenham Hotspur Stadium não tendo uma torcida tão apaixonada quanto a do Leinster, e nem um destaque individual, mas fica com seu ponto forte pela coletividade. Ugo Mola faz ótimo trabalho como técnico, e nesses nove anos como técnico, pode garantir sua segunda taça europeia, e seu quinto título, somando os franceses e europeus.

Com os irlandeses não levantando a taça europeia desde 2018, a euforia se contagia por toda a Irlanda, após os dois títulos da seleção no Six Nations (as seis melhores seleções europeias competindo), em 2023 e 2024. Apesar do desempenho na Copa do Mundo não ter sido satisfatório, caindo nas quartas, os torcedores do Leinster e irlandeses no geral, se apegam nos três vices recentes para se motivar para o título em Londres, no próximo sábado (25). A partida começará às 10h45.