Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Mais Esportes / Fórmula 1

Honda tem plano ambicioso em parceria com Aston Martin

Estratégia audaciosa visa o retorno da montadora japonesa ao cenário das corridas de Fórmula 1 com objetivo de brigar pelo título

Diogo Figueiredo, sob supervisão de Gabriella Vivere Publicado em 17/04/2024, às 18h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Motor Honda estará presente na Aston Martin em 2026 - GettyImages
Motor Honda estará presente na Aston Martin em 2026 - GettyImages

A Honda delineou um plano claro e ambicioso para seu retorno oficial como montadora na Fórmula 1 em 2026: almejar o título mundial em parceria com a Aston Martin. Após encerrar oficialmente sua participação na F1 em 2021, a marca japonesa ainda mantém sua tecnologia com a Red Bull, e agora busca formar uma aliança estratégica com a equipe britânica.

Em entrevista ao site da revista inglesa Autosport, Koji Watanabe, presidente da divisão de corridas da Honda, ressaltou a ambição do proprietário da Aston Martin, Lawrence Stroll, em conduzir a equipe ao título mundial. 

“Nós sabemos que será muito difícil, mas precisamos de bons alvos para colocar nossos melhores esforços com a Aston Martin. Por isso que, juntos de Stroll e Toshihiro Mibe [CEO da Honda], colocamos o objetivo de brigar pelo título. Na realidade, não é tão fácil”, enfatizou Watanabe.

Além disso, Watanabe revelou que outras equipes também manifestaram interesse nos serviços da Honda após a confirmação do registro como fornecedores de motores para 2026. No entanto, a determinação e seriedade demonstradas pela Aston Martin, especialmente com os investimentos na nova fábrica em Silverstone, foram decisivos para a escolha da parceria.

 “Depois que nos registramos como fornecedores, outros times nos contataram e estavam interessados em trabalhar com a Honda. Depois, falamos com cada e tomamos uma decisão. A Honda estava impressionada com a paixão e liderança do Sr. Stroll para lutar pelo título mundial em 2026. Eles investiram muito na fábrica em Silverstone. Visitamos quando ainda estava em construção” , acrescentou.

Atualmente utilizando motores Mercedes, a Aston Martin ocupa a quinta posição no Mundial de Construtores, com 33 pontos. O time também anunciou recentemente a renovação do contrato de Fernando Alonso em um acordo plurianual, e espera manter Lance Stroll na equipe.