Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz

Conheça o Altamira Esporte Clube; Apoliane Gomes comenta

Apoliane Gomes, primeira-dama de Altamira, comenta a importância do clube da maior cidade em território do Brasil

Gabriella Vivere Publicado em 15/03/2024, às 16h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Altamira Esporte Clube - Divulgação
Altamira Esporte Clube - Divulgação

Você conhece o Altamira Esporte Clube? Sediado em Altamira - PA, maior cidade do Brasil em território, o clube voltou à cena profissional em 2021, marcando sua participação na Segunda Divisão Estadual em 2021 após 43 anos de dedicação aos campeonatos amadores da região. A "Onça da Transamazônica", como o time é carinhosamente conhecido, é um dos clubes de futebol mais antigos da região transamazônica, além de ser a única equipe da cidade que já participou do Campeonato Paraense.

Fundado em 1973, o Altamira teve sua participação de destaque na Primeira Divisão do Campeonato Paraense de Futebol em 1977, onde alcançou a sexta posição na classificação geral. No entanto, após essa incursão, o clube optou por não participar da competição no ano seguinte, voltando apenas em 2021 à esfera profissional, participando da competição em 2021 e 2022.

Durante as décadas fora do futebol profissional, o Altamira Esporte Clube manteve-se ativo nos campeonatos amadores da região, construindo uma relação sólida com a comunidade local. A decisão de retornar ao profissionalismo trouxe consigo não apenas a mudança de cores do clube, que agora ostenta verde, preto e branco, mas também a esperança de alçar voos mais altos.

O Altamira Esporte Clube manda seus jogos no Estádio Bandeirão, com capacidade para 2 mil torcedores, um símbolo do orgulho local. A cidade de Altamira, com seus impressionantes 159 mil km² de território, é a maior do Brasil e, até 2009, era a maior do mundo. A primeira-dama de Altamira, Apoliane Gomes, destaca a importância do esporte para as crianças da cidade: "O esporte é um meio de promover valores, saúde e união na comunidade”, disse a primeira-dama”. A existência do clube, inclusive, só é possível devido aos incentivos do atual prefeito de Altamira, Claudomiro Gomes.

Apoliane Gomes, primeira-dama de Altamira

Apoliane, inclusive, está envolvida em diversos projetos sociais da prefeitura de Altamira. Servidora efetiva da Secretaria Municipal de Administração e Finanças da cidade, a primeira-dama promove e divulga projetos que ajudam as crianças de Altamira, e muitas das iniciativas envolvem a prática de esportes.


Com o apoio da comunidade e a determinação da equipe diretiva, a "Onça da Transamazônica" busca conquistar seu espaço e deixar uma marca duradoura no futebol paraense e movimentar o cenário esportivo da região. Apesar de não figurar nos campeonatos profissionais em 2024, a importância do clube é notável dentro do contexto da região transamazônica - e sua volta ao Campeonato Paraense é uma questão de tempo.