Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz

Famoso nas redes sociais, nutricionista lista os mitos e as verdades mais abordadas em seu consultório

Com quase 1 milhão de seguidores, nutricionista Thiago Monteiro é sucesso nas redes sociais

Leonardo Fabri Publicado em 30/08/2022, às 16h21

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Dia 31 de agosto é celebrado o dia do nutricionista - Istock/free royalties
Dia 31 de agosto é celebrado o dia do nutricionista - Istock/free royalties

Dia 31 de agosto é celebrado o dia do nutricionista. Para homenagear esses profissionais tão importantes para a manutenção da nossa saúde e também, por quê não, da nossa estética, pedimos a um nutricionista bastante conhecido nas redes sociais para listar alguns mitos e verdades mais abordadas em seu consultório.

Thiago Monteiro, ou Nutrifofo, como é conhecido nas redes, possui quase 1 milhão de seguidores somente em seu perfil no Instagram. Ex-nutricionista do Flamengo e mentor de outros nutricionistas, ele possui mais de 7 mil consultas on-line apenas nos últimos três anos. Seja remotamente ou in loco, os mitos mais ouvidos por ele se repetem.

1 - Você precisa passar fome para emagrecer. Mentira!

“É só você comer comida de verdade que tem baixa densidade calórica, porque quando você bota as calorias de comida de verdade, você pode comer uma quantidade boa, sem passar fome, apenas ajustando proteínas, fibras, carboidratos e gordura", explica o Nutrifofo.

2 - Jejum intermitente emagrece. Mentira!

“Não tem nenhum estudo que comprove que jejum intermitente emagrece mais do que comer de três em três horas. Inclusive, há uma revisão, um estudo recente que mostra isso: jejum intermitente não emagrece. As pessoas passam fome, fazem jejum achando que vão emagrecer e isso não emagrece", enfatiza.

3 - É preciso cortar arroz, pão e bebida alcoólica.

“Bebida alcoólica atrapalha, mas se tiver ajustado no cardápio, não vai impedir o emagrecimento. Ou seja, não precisa cortar arroz, feijão, pão, macarrão… nada disso. Esse é outro mito da nutrição, que diz que você precisa cortar algum grupo alimentar, principalmente carboidrato", aponta.

Mas as consultas não são baseadas apenas em mitos. Pelo contrário: a maior parte delas são fundadas em verdades; algumas até podem parecer mentira para quem não estudou a fundo a nutrição, mas são todas comprovadas por estudos teóricos e, claro, na prática.

1 - Perder peso é fácil; o difícil é se manter.

“Eu sempre falo para os meus pacientes: o emagrecimento não é rápido. O emagrecimento definitivo não é rápido, ele requer paciência e tempo. Perder peso é fácil, o difícil é se manter magro. Então, se você não fizer uma estratégia que você goste, você não vai emagrecer. O que vem rápido, vai rápido", alerta.

2 - Dá para emagrecer comendo bem.

“Outra coisa que surpreende os pacientes é a quantidade de comida que eles comem quando fazem o meu plano alimentar. Eles comem comida: arroz, feijão, pão… eles não passam fome para emagrecer. Isso não é mito, é verdade.

3 - Dá para diminuir a vontade de comer doce.

“Muito paciente, principalmente mulher, chega e diz que necessita de doce, que não vive sem doce. Eu ajusto a quantidade de carboidrato, ele come a quantidade certa e a vontade de doce diminui de forma drástica", afirma.

Bônus: suplementação

De acordo com Nutrifofo, os suplementos alimentares podem, sim, ser aliados no processo de emagrecimento. Inclusive, ele desvenda mais um mito: não é preciso malhar para consumir whey protein.

Whey

“Whey é saudável, pode ser utilizado até por quem não faz atividade física. Por praticidade, fica sendo uma opção de lanche da tarde saudável. Você pode trocar a coxinha por whey e uma fruta; você vai estar fazendo uma refeição saudável e prática", explica o nutricionista.

Pré-treino

“Existem vários pré-treinos que podem estimular a perda de gordura, aumentando a performance no treino; isso ajuda no gasto energético e no emagrecimento.

A gente tem que tomar cuidado para não usar pré-treino com substâncias proibidas, principalmente os importados, que vem com inibidor de apetite, remédio para a depressão… isso causa vício, além de poder causar outros problemas de saúde.

O ideal é utilizar sempre o pré-treino natural. Eu indico o 'Exxxquenta', da Mais Mu, que tem palatinose, cafeína, gengibre e chá verde, coisas naturais", indica.

Outras formas de proteínas

“Existem outros alimentos, como barras de proteína, iogurte com proteína e shakes com proteína. Também sugiro trocar o achocolatado popular por achocolatado mais saudável, com proteína. Enfim, sempre buscar suplementos saudáveis, adoçados com stevia e tomar cuidado com a quantidade de sódio", atenta.