Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Tênis / DOPING

Tenista que participou de atos golpistas é suspenso por doping

Gilbert Klier Jr., que publicou uma foto durante os atos antidemocráticos em Brasília, foi suspenso das quadras após ser flagrado por uso de substância proibida

Redação Publicado em 07/02/2023, às 16h15 - Atualizado às 16h31

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Tenista que participou de atos golpistas é suspenso por doping - GettyImages
Tenista que participou de atos golpistas é suspenso por doping - GettyImages

O tenista Gilbert Klier Jr., que publicou uma foto marcando presença durante os atos antidemocráticos em Brasília, no dia 8 de janeiro deste ano, foi suspenso por 12 meses – de forma definitiva – após ser reprovado no exame antidoping. O brasileiro foi pego pelo uso de SARM-S 22, substância que auxilia na redução de gordura.

O atleta foi flagrado no ATP Challenger da Cidade do México, no México, que foi disputado no ano passado. A Agência Internacional de Integridade do Tênis (ITIA) divulgou a decisão no site da organização na última segunda-feira, 6 de fevereiro.

Não foi a primeira vez que Gilbert foi suspenso ao ser pego no doping. Em junho de 2022, o tenista passou por um exame em que foi encontrada uma substância proibida. O período de punição de um ano começa a ser contado a partir desta data.

De acordo com a ITIA, foi acatado a argumentação da defesa do tenista de que poderia ter acontecido uma contaminação cruzada. Ou seja, um suplemento poderia estar contaminado com a substância. Pelo histórico de atletas do país na mesma situação de Gilbert, a agência entendeu que o jogador tem responsabilidade pelo caso.

Gilbert usou as redes sociais para publicar foto em ato antidemocrático
Gilbert usou as redes sociais para publicar foto em ato antidemocrático (Crédito: Reprodução/ Instagram) 

Participação em atos golpistas

No dia 08 de janeiro de 2023, dia em que a Esplanada, em Brasília, foi invadida por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, Gilbert Klier Jr. usou as redes sociais para publicar uma foto ao lado da namorada Victória Gonçalves durante os atos golpistas.

Após o post viralizar, o tenista apagou a foto das redes sociais e alegou que teve conhecimento da gravidade da invasão no prédio dos três poderes na capital do Brasil. Gilbert pediu desculpas e garantiu não compactuar com o ataque à democracia brasileira.