Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Tênis / DESIGUALDADE

Roland Garros: Iga Swiatek desabafa sobre descaso com o tênis feminino

Iga Swiatek, que disputa Roland Garros, abriu o jogo sobre a desigualdade entre os gêneros no ambiente do tênis; polonesa está na final da competição

Redação Publicado em 02/06/2022, às 16h39 - Atualizado às 19h21

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Iga Swiatek em Roland Garros - Getty Images
Iga Swiatek em Roland Garros - Getty Images

A tenista Iga Swiatek, que atualmente compete em Roland Garros, foi sincera sobre a desigualdade de gênero sofrida no esporte. As declarações foram feitas antes da classificação da polonesa para a final do feminino simples (em triunfo sobre a russa Daria Kasatkina), pela qual enfrentará a norte-americana de 18 anos Coco Gauff.

Quando questionada se gostaria de mais jogos da categoria feminina em rodadas noturnas, foi categórica: "É muito decepcionante, não há nada a fazer a não ser aceitar esta decisão. Eu gostaria que meu tênis fosse divertido, isso é algo que sempre tenho em mente na quadra, que eu realmente jogo por e para os fãs”.

CANAL - SPORTBUZZ:

A atleta ainda completou: “Todos podem dizer o que querem, mas vejo muitas críticas ao tênis feminino dizendo que não somos consistentes. Isso é algo que acho que pode ser visto como uma vantagem, porque nunca se pode dar nada como garantido". Swiatek também detalhou como tem conseguido manejar o quesito emocional em quadra.

A verdade é que me sinto muito livre em quadra, me testei em situações difíceis e estou respondendo bem. Percebi que sei lidar com a pressão de ser a número 1 do mundo e isso me dá uma muita confiança. No ano passado, eu estava um pouco confusa, não sabia como defender o título em Paris, mas fiz mudanças importantes em termos de maturidade mental”.
Iga Swiatek em Roland Garros
Iga Swiatek em Roland Garros (Créditos: Getty Images)

A polonesa, no entanto, não deixou de reconhecer o seu próprio potencial. “Eu sei que sou uma jogadora perigosa no saibro, mas tenho que encontrar um equilíbrio para que as expectativas não sejam muito altas e isso possa afetar o jogo. No momento estou conseguindo e hoje foi a partida mais sólida do torneio para mim. Estou orgulhosa de mim e quero continue se concentrando porque esta é uma grande oportunidade", concluiu.

Próximos compromisso

A disputa em Roland Garros contou com uma vitória para ficar marcada na história! A sensação da competição, a americana Cori Gauff, de 18 anos, continuou surpreendendo nesta quinta-feira, 2, quando venceu a italiana Martina Trevisan por 2 sets a 0, com as parciais em 6/3 e 6/1, e se garantiu na sua primeira final de Grand Slam da carreira.

Agora, Cori Gauff, que também é conhecida como Coco Gauff terá pela frente na decisão de Roland Garros a número 1 do ranking da WTA, Iga Swiatek. Mais cedo, a polonesa venceu a russa Daria Kasatkina também por 2 sets a 0, com parciais em 6/2 e 6/1. Assim, a grande final está marcada para acontecer neste sábado, 4, a partir das 10h (horário de Brasília).