Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Tênis / NÚMERO 1!

Indian Wells: Alcaraz se torna o número 1 do mundo e faz desabafo

Carlos Alcaraz conquistou o troféu de Indian Wells sobre Daniil Medvedev no último domingo, 19; jovem espanhol tem meta a cumprir em Miami caso queira manter a posição

Redação Publicado em 20/03/2023, às 14h22 - Atualizado às 14h23

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Carlos Alcaraz, tenista número 1 do mundo - Getty Images
Carlos Alcaraz, tenista número 1 do mundo - Getty Images

Carlos Alcaraz assumiu a posição de número 1 do mundo após conquistar Indian Wells, em final contra Daniil Medvedev, no último domingo, 19. Dessa maneira, o espanhol desbancou Novak Djokovic (que não participou da competição por não ter se vacinado) do topo da classificação na Associação dos Tenistas Profissionais (ATP).

“Incrível levantar o troféu aqui e recuperar o número 1. Eu diria que este foi o torneio perfeito”, pontuou Alcaraz, após o triunfo na final. “Acho que meu tênis não melhorou tanto desde o ano passado. O que eu melhorei muito é [em não] me pressionar demais, só jogar tranquilo. Estou jogando relaxado e por isso mostrando um bom nível”.

O novato ainda admitiu que uma vitória tão avassaladora sobre Medvedev, quem bateu com as parciais de 6/3 e 6/2, não estava em suas previsões. “Não esperava isso. Esperava uma partida mais difícil. Mas também eu joguei de forma quase perfeita. Contra o Daniil, você tem que jogar o seu melhor, e a tática também precisa estar afiada. É sempre uma partida tática e fui perfeito hoje. Por isso parece fácil, mas não foi tanto”, afirmou.

Com a conquista da taça, o espanhol, que agora é tenista número 1 do mundo pela segunda vez, faturou mil pontos no ranking ATP. No entanto, Alcaraz precisará defender a sua posição no Masters de Miami: para se manter na liderança da tabela, o atleta de 19 anos deve repetir o feito de Indian Wells; ou seja, faturar o título.

Carlos Alcaraz no torneio de Indian Wells
Carlos Alcaraz no torneio de Indian Wells (Créditos: Getty Images)

NOVA ERA ESPANHOLA?

Rafael Nadal está fora do top-10 da ATP e encerrou uma marca histórica em sua carreira. O espanhol não deixava os dez primeiros lugares do ranking desde abril de 2005 e se tornou um dos jogadores com mais tempo de presença entre os melhores do mundo. No entanto, esse recorde acabou durante o último domingo, 19, justamente quando Alcaraz venceu Medvedev no Indian Wells. 

Com os resultados do Masters, Rafael Nadal perdeu espaço no top-10 e ainda deixou escapar a chance de passar Roger Federer como o atleta que mais tempo ficou entre os dez melhores tenistas do mundo. O espanhol é o jogador que ficou mais semanas consecutivas nesta seleta lista, mas o suíço ficou por mais dias nela. Com isso, o domínio de 18 anos do espanhol caiu por terra.