Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Tênis / DEZ VEZES DJOKOVIC

Djokovic bate Tsitsipas e conquista o Australian Open

De volta ao Australian Open, Novak Djokovic superou o grego Stefanos Tsitsipas o conquistou o décimo troféu do Grand Slam da carreira; o sérvio igualou marca de Nadal

Redação Publicado em 29/01/2023, às 13h53

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Djokovic bate Tsitsipas e conquista o Australian Open - GettyImages
Djokovic bate Tsitsipas e conquista o Australian Open - GettyImages

Novak Djokovic derrotou Stefanos Tsitsipas e conquistou o décimo título do Australian Open na carreira. Neste domingo, 29, o sérvio confirmou o triunfo por 3 sets a 0, parciais de 6/3, 7/6 (7/4) e 7/6 (7/5), em 2h56 de partida. O resultado deu a Djoko a volta ao posto de número 1 do mundo no ranking da ATP, além de igualar o espanhol Rafael Nadal em troféus de Grand Slam, com 22 títulos cada.

“Foi um dos torneios mais difíceis que já joguei, diante das circunstâncias, depois de não estar aqui no ano passado. Queria agradecer as pessoas que me fazem sentir bem-vindo na Austrália, tem uma razão para eu sempre jogar tão bem aqui, diante da lenda Rod Laver. Obrigada por estar aqui hoje”, disse Djokovic após a vitória.

Vale lembrar que Djokovic foi impedido de disputar o Australian Open em 2022. O sérvio foi deportado da Austrália por não ter se vacinado contra a Covid-19. Sem poder jogar outros torneios no ano passado, ele deixou de ocupar o posto de número 1 do mundo. 

No feminino, a bielorrussa Arina Sabalenka venceu a cazaque Elena Rybakina, por 2 sets a 1, parciais 4/6, 6/3 e 6/4, e conquistou o Australian Open. Foi o primeiro título de Grand Slam em simples da carreira da tenista.

Como chegaram à decisão

Djokovic e Tsitsipas confirmaram o favoritismo nas semifinais do Australian Open. Os dois jogadores entraram em quadra na última sexta-feira, 27, e conseguiram duas vitórias avassaladoras no torneio. Com isso, o sérvio e o grego vão disputar a grande decisão do Grand Slam, que vai acontecer neste domingo, 29, às 5h30 (horário de Brasília), em Melbourne. 

Entre Djokovic e Tsitsipas, o primeiro a entrar em quadra foi o grego. Ele teve pela frente o desafio de vencer Khachanov, que foi uma das grandes sensações do Australian Open até as semifinais. A partida não foi das mais fáceis para o primeiro finalista desta edição do torneio, mas ele adquiriu confiança durante todo o  jogo e mostrou para todos o motivo de ser considerado um dos favoritos ao título do Grand Slam. 

Com parciais de 7/6, 6/4/6, 6/7 e 6/3, Tsitsipas teve o controle da partida, mas sofreu com alguns momentos de ascensão de Khachanov durante algumas partes do jogo. Mesmo assim, o grego conseguiu segurar o rival e finalizou a partida com um placar de 3 sets a 1 ao seu favor. Com isso, ele vai lutar pelo título do Australian Open contra o grande favorito da competição. 

Djokovic será o rival de Tsitsipas na final do Australian Open. Na manhã desta sexta-feira, 27, Novak enfrentou Tommy Paul e não deu qualquer tipo de chance para o adversário. Dominante durante toda a partida e, mesmo sofrendo com dores, o sérvio confirmou todo o seu favoritismo contra o americano. Com uma atuação segura e avassaladora, ele fechou o jogo com 3 sets a 0. 

Djokovic em ação no Australian Open (Crédito: Getty Images)
Djokovic em ação no Australian Open (Crédito: Getty Images)

As parciais de Novak Djokovic contra Tommy Paul refletiram bem o que foi a partida. Com 6/5, 6/1 e 6/2, o sérvio apenas manteve o seu controle na partida e deixou que o rival corresse atrás da bolinha verde. Sendo assim, Tsitsipas e Djoko vão realizar a grande decisão do Australian Open 2023. Na última temporada, Rafael Nadal foi quem levou o título para casa.