Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Tênis / HISTÓRICA!

Com quarta final de Roland Garros, Iga Swiatek amplia marcas históricas

Tenista polonesa Iga Swiatek se firma cada vez mais como um dos maiores nomes da história do torneio parisiense com marcas impressionantes

Redação Publicado em 06/06/2024, às 17h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Iga Swiatek - Getty Images
Iga Swiatek - Getty Images

A cada temporada que acontece, a tenista polonesa Iga Swiatek vai se firmando entre os maiores nomes da história quando se trata de Roland Garros. Tricampeã do torneio parisiense com apenas 23 anos, nesta quinta-feira, 6, a jogadora garantiu uma vaga na sua terceira final consecutiva ao vencer a norte-americana Coco Gauff em sets diretos, buscando agora seu tetracampeonato.

Com 23 anos completados no dia 31 de maio, Iga é a segunda mais nova a alcançar quatro finais no Grand Slam parisiense desde o começo da Era Aberta, ficando atrás somente da alemã Steffi Graff, que batalhou na sua quarta decisão do torneio em 1990, quanto tinha apenas 21 anos. Swiatek também igualou a marca da jogadora da Alemanha e se tornou somente a quarta atleta na era a vencer suas quatro primeiras semifinais de Roland Garros. Além delas, também conseguiram a norte-americana Chris Evert e a tcheca naturalizada norte-americana Martina Navratilova.

Indo disputar sua terceira final consecutiva no saibro francês, a polonesa é a primeira a fazer isso desde a russa Maria Sharapova, entre os anos de 2012 e 2014. Outra que também fez isso foi a belga Justin Henin, entre 2005 e 2007, que inclusive é a última trincampeã consecutiva do torneio, vencendo todas as finais que disputou nesses anos.

Na lista de maiores campeãs do torneio, Swiatek está empatada com outras quatro jogadoras com três títulos e tenta igualar as francesas Kate Gillou e Jeanne Matthey, a norte-americana Helen Wills e Henin com quatro conquistas. Apenas cinco têm mais taças do que elas: Evert (7), Suzanne Lenglen e Graf (6), Adine Masson e Margaret Court (5).