Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Surfe / ATUALIZAÇÃO!

Socorrista de Chumbinho revela sorte no resgate: "O strap aguentou"

Socorrista de João Chianca, o Chumbinho, após acidente, falou sobre sorte do atleta brasileiro e como está sua recuperação no hospital

Redação Publicado em 05/12/2023, às 09h02 - Atualizado em 06/12/2023, às 08h02

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Socorrista fala sobre acidente de João Chianca - Getty Images
Socorrista fala sobre acidente de João Chianca - Getty Images

Após grave acidente sofrido pelo surfista brasileiro João Chianca, no mar de Pipeline, no último domingo, 3, um dos socorristas do atleta falou sobre alguns dos pontos positivos apresentados nos primeiros socorros. Guilherme Tâmega garantiu que a corda da prancha foi facilitadora na localização e no resgate.

"A sorte foi que o strap aguentou e o segurou. Ele estava grudado na prancha. O pior dos casos é quando o strap arrebenta. A prancha é um sinal de que ele estava ali embaixo. É muito desesperador, ainda mais quando é uma pessoa querida como ele", falou o socorrista, que ainda admitiu que Chianca teria ficado de 2min30 a 3 minutos debaixo d'água.

Apesar disso, poucos ferimentos foram encontrados no surfista, e uma observação de 24 horas foi necessária no hospital por causa do afogamento na água salgada, que costuma ser mais delicado. Além disso, um ferimento na parte traseira da cabeça também causou certa preocupação, mas sem maiores riscos à sua vida.

"Ele tinha pulsação, respiração. O procedimento neste caso é colocar o corpo de lado e deixar a espuma e a água salgada saírem do corpo. A gente ficou esperando de cinco a dez minutos, enquanto a água e a espuma saíam do corpo dele. Ele ficou 24h em observação. O problema é que, quando a água salgada entra no organismo, a pessoa pode ter um segundo "afogamento". Ela pode estar dormindo naquela noite e se afogar, até morrer. Ele ficou em observação no hospital por causa disso, limpando aquela água, mas ele está bem", completou.

Chumbinho em ação
Chumbinho em ação - Getty Images

Vale lembrar que, Chumbinho, como é chamado, já está classificado para as Olimpíadas de Paris em 2024 e deve ser liberado do hospital ainda nesta terça-feira, 5. O provável é que o atleta volte ao mar na próxima semana, para os treinos da primeira etapa do circuito de 2024, realizado na praia havaiana.


Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!