Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Surfe / HISTÓRICO!

Italo Ferreira relembra conquista olímpica: "Não é só minha"

Há exatamente um ano, Italo Ferreira colocou a medalha de ouro no peito e entrou para a história do esporte brasileiro e mundial pela conquista no surfe

Redação Publicado em 27/07/2022, às 17h52

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Italo Ferreira posa com a medalha dourada - Rodrigo Marques
Italo Ferreira posa com a medalha dourada - Rodrigo Marques

Nesta quarta-feira, 27, o esporte brasileiro celebra um marco histórico: há exatamente um ano, nas Olimpíadas de Tóquio, Italo Ferreira comemorava a primeira medalha olímpica do surfe na história. A conquista, além de ser histórica para a categoria, também foi o primeiro ouro do Brasil na edição de 2020 dos Jogos Olímpicos.

Em uma final carregada de emoção, Italo Ferreira venceu o japonês Kanoa Igarashi por 15,14 contra 6,60. No decorrer da prova, o surfista brasileiro quebrou a prancha, mas se recuperou e conseguiu a medalha histórica, carregada de emoção. Em post nas redes sociais, o campeão olímpico relembrou o momento histórico da carreira.

Me emocionei ao lembrar do quão orgulhosa minha avó estaria ao me ver no lugar mais alto do pódio. A conquista não é só minha, mas sim de um povo, de muitas pessoas que fazem parte da minha caminhada até aqui, que, em um período tão difícil, teve a alegria de celebrar o primeiro ouro olímpico do surfe conquistado por um brasileiro”, celebrou Italo.

No município de Baia Formosa, cidade natal do Italo, está em votação um decreto que declara a data ‘27/07’ o Dia do Surfe em celebração à conquista do ouro olímpico. Italo Ferreira tem uma conexão muito forte com o local, que fica a 100km de Natal, no Rio Grande do Norte, e em janeiro chegou a ganhar uma estátua em sua homenagem. 

Italo Ferreira vibrando
Italo Ferreira conquistou a medalha de ouro nas Olimpíadas de Tóquio (Crédito: GettyImages)

Atualmente, Italo Ferreira está na disputa pelo bicampeonato mundial de surfe, estando em quarto lugar na temporada atual da WSL. Os cinco primeiros colocados irão disputar a final em Trestles, na Califórnia, entre os dias 8 e 16 de setembro. A próxima etapa será a do Tahiti, que tem data marcada para começar no dia 11 de agosto.