Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Surfe / RIO PRO

Com direito a 10, Filipe Toledo domina final e é campeão do Rio Pro

Na final 100% brasileira, Filipe Toledo dominou a bateria e superou Samuel Pupo para conquistar o Rio Pro, pela etapa brasileira do Campeonato Mundial de Surfe

Redação Publicado em 28/06/2022, às 12h32 - Atualizado às 18h37

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Com direito a 10, Filipe Toledo domina final e conquista o Rio Pro - GettyImages
Com direito a 10, Filipe Toledo domina final e conquista o Rio Pro - GettyImages

Filipe Toledo é o campeão do Rio Pro 2022, etapa brasileira do Circuito Mundial de Surfe, na Praia de Itaúna, em Saquarema. Na final nacional, Filipinho deu um verdadeiro show e derrotou Samuel Pupo por 18.67 a 3.53 no início da tarde desta terça-feira, 28. Com notas altas conquistadas já no início, o líder do ranking mundial controlou a larga vantagem até o fim.

Esta foi a quarta conquista de Filipinho no Rio Pro. Antes, ele já havia levantado o troféu em solos brasileiros em 2015, 2018 e 2019. No feminino, Carissa Moore - líder do ranking mundial- venceu a francesa Johanne Defay de virada e confirmou o título no Brasil, a duas etapas para o fim da temporada regular. 

Canal - SportBuzz

Filipinho começou a final com tudo e mandou um aéreo muito alto logo no começo para cravar uma nota 10, com unanimidade entre os juízes. Na combinação, ele conquistou uma nota 8.67. Restando pouco menos de 20 minutos para o encerramento da bateria decisiva, Samuel precisava de um somatório de 18.68 para virar o confronto, mas havia conquistado apenas um 2.33 e um 0.77. 

Nesta segunda-feira, 27, Filipe Toledo, atual líder do ranking mundial, se tornou oficialmente o primeiro surfista classificado à grande final da WSL, que acontecerá em Trestles, nos Estados Unidos, em setembro. O brasileiro conseguiu a classificação após bater o peruano Miguel Tudela, nas oitavas de final da etapa de Saquarema, no Rio de Janeiro.

Tati Weston-Webb cai na semi do Rio Pro

Tatiana Weston-Webb ficou com a terceira colocação no Rio Pro, na Praia de Itaúna, em Saquarema, pela etapa brasileira do Circuito Mundial de Surfe (WSL). Na manhã desta terça-feira, 28, a gaúcha foi eliminada pela havaiana Carissa Moore, líder do ranking, na bateria da semifinal feminina por 14,6 a 11,77.

Tati Weston-Webb, no Rio Pro
Tati Weston-Webb, no Rio Pro (Crédito: GettyImages)

Tati Weston-Webb precisava ser campeã em casa para ficar entre as cinco primeiras colocadas a duas etapas para o encerramento da temporada regular, mas faturou 6,085 pontos no ranking. O Brasil não tem uma campeã em praias brasileiras desde 1999, quando Andréia Lopes venceu na Barra da Tijuca.

O que diz o campeão?

Depois de receber o troféu da Rio Pro 2022 e de conquistar o seu quarto título da etapa, com direito a uma nota 10.00 na final, Filipinho fez um discurso, onde fez questão de valorizar o surfe brasileiro, que pela primeira vez na história colocou quatro de seus atletas na fase de semifinal de uma etapa do Circuito Mundial.

"A gente mostrou quem manda aqui. Queria parabenizar o Samuel (Pupo), o Ítalo (Ferreira), o Yago (Dora) e todos os brasileiros que participaram da etapa. Depois desse momento difícil que todo mundo passou, que muita gente foi afetada, estar aqui é uma vitória. Melhor ainda com um título brasileiro", disse o surfista.