Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Surfe / WSL

Atual campeão, Filipe Toledo mira o segundo título da WSL

Depois de viver o melhor ano da carreira em 2022, Filipe Toledo mira novos objetivos para a temporada da WSL; Circuito Mundial de Surfe começa neste final de semana

Redação Publicado em 27/01/2023, às 18h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Atual campeão, Filipe Toledo mira o segundo título da WSL - GettyImages
Atual campeão, Filipe Toledo mira o segundo título da WSL - GettyImages

A nova temporada do Circuito Mundial de Surfe (WSL) vai começar, e a primeira etapa de 2023 será disputada entre os dias 29 de janeiro e 10 de fevereiro, em Pipeline, no Havaí. A disputa contará com o brasileiro Filipe Toledo, atual campeão mundial e que quer conquistar o bicampeonato de surfe.

Em 2022, o brasileiro fez a melhor temporada da carreira e tem planos ambiciosos para 2023. Além do segundo título consecutivo, Filipinho mira a vaga nos Jogos Olímpicos de 2024, que serão disputados em 2024.

No ano passado, ele se tornou o quarto brasileiro a ser campeão mundial de surfe e conquistou o sexto título da “Brazilian Storm” nas últimas oito temporadas. O surfista, natural de Ubatuba, no litoral paulista, foi campeão da etapa de Bells Beach, uma das mais clássicas do circuito mundial e se consagrou tetracampeão da etapa de Saquarema, no Rio de Janeiro.

“Estou bastante focado no circuito mundial e o meu objetivo é o bicampeonato. Estou me preparando e me dedicando bastante para a nova temporada. Após o título, eu me sinto muito mais leve para competir, mas eu não vou deixar isso me atrapalhar, tenho que seguir com a mesma gana e vontade de vencer que sempre tive. Como as vagas para os Jogos Olímpicos serão decididas pelo ranking e pela colocação na WSL, tenho que focar todos os meus esforços para conseguir a minha vaga e realizar o meu sonho de disputar as Olimpíadas em 2024”, disse o surfista por meio da assessoria.

A temporada de 2023 do Circuito Mundial de Surfe vai dar vaga olímpica a 18 surfistas, sendo dez homens e oito mulheres – com limite de dois representantes por país. O calendário vai seguir o modelo e etapas do ano passado, com exceção da substituição da etapa de G-Land, na Indonésia, pela etapa do Surf Ranch, a piscina de ondas do surfista Kelly Slater.

A WSL seguirá com o corte de surfistas no meio da temporada, com os 12 piores surfistas da tour tendo que disputar a permanência na elite do surf no Qualifying Series.

Calendário

Primeira etapa: 29-10 de janeiro a fevereiro: Havaí;
Segunda etapa: 12-23 de fevereiro: Havaí;
Terceira etapa: 08-16 de março: Peniche, Portugal;
Quarta etapa: 04-14 de abril: Victoria, Austrália;
Quinta etapa: 20-30 de abril: Main Beach, Austrália;
Sexta etapa: 27/28 de maio: Califórnia;
Sétima etapa: 09-18 de junho: El Salvador;
Oitava etapa: 23-01 de junho a julho: Saquarema, Brasil;
Nona etapa: 13-22 de julho: Jeffreys Bay, África do Sul;
Décima etapa: 11-20 de agosto: Taiti;
Finais: 07-15 de setembro Lower Trestles, Califórnia, Estados Unidos.