Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Skate / EXCLUSIVA!

Rafael Alcici fala sobre LayBack, Pedro Barros e empreendedorismo

CEO da LayBack, empresa criada pelo skatista Pedro Barros, Rafael Alcici falou com exclusividade ao SportBuzz sobre os desafios de empreender, causas sociais e o cenário nacional do surfe e do skate

Redação Publicado em 12/08/2022, às 18h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Rafael Alcici e André Barros, pai de Pedro Barros - Divulgação
Rafael Alcici e André Barros, pai de Pedro Barros - Divulgação

Rafael Alcici, CEO da LayBack, empresa do skatista Pedro Barros, contou ao SportBuzz com exclusividade sobre os planejamentos da organização para o cenário nacional dos esportes radicais. Além disso, Alcici concedeu detalhes a respeito da campanha de auxílio aos refugiados da Ucrânia, a participação de Pedrinho como diretor criativo e o que a instituição ainda planeja para o futuro.

Engenheiro de formação, o atual empreendedor compartilhou as origens da LayBack, desenvolvida por Barros, ao lado de seu pai, e porque o mercado cervejeiro foi o escolhido. “Nos momentos de celebração, quando ganhavam um campeonato, faziam alguma viagem, eles celebravam muito com a cerveja. O intuito deles em desenvolver a LayBack foi justamente pra remeter a esses momentos, que são os melhores”, explicou.

CANAL - SPORTBUZZ:

Apesar de representar os episódios marcantes na vida, Alcici relatou que as dificuldades ainda se fazem presentes na empresa: “A gente brinca que empreender no Brasil é coisa de maluco. Tem algumas dificuldades operacionais, são regiões distintas no país, com costumes diferentes. A gente tem que adequar isso, adequar os produtos”.

Além da produção de cervejas, a LayBack também sedia eventos ligados ao skate e ao surfe, bem como incentiva a formação de atletas com pistas por todo o país. “O que faz nosso olho brilhar é quando a gente entra em uma comunidade, em um nicho que é carente pra caramba, do esporte, e conseguimos levar isso para as pessoas, quando a gente entrega um evento, une a família. É um lugar em que a gente consegue unir as pessoas”, ressaltou Alcici.

Campanha da LayBack de auxílio aos refugiados da Ucrânia
Campanha da LayBack de auxílio aos refugiados da Ucrânia (Créditos: Divulgação)

Sobre as funções exercidas pelo atleta olímpico por trás da organização, foi categórico: “O Pedrinho é nosso diretor criativo. Obviamente ele tem uma carga de trabalho que diminui um pouco o contato, mas a gente consegue levar uma ideia mais formatada para que a gente tenha o crivo dele. Então toda a parte de comunicação passa por ele, ele aprova e ele vem muito com as ideias próprias. Ele participa diretamente, não é só atleta, não (risos)”.

Para além da cerveja e do esporte, Alcici detalhou o envolvimento da LayBack em ações sociais de grande impacto, como a feita com os refugiados da guerra na Ucrânia. “A gente teve um contato com o Alysson, que é um cara fora de série, a vida dele é ajudar o próximo. Conhecemos ele quando ele estava em uma missão na Ucrânia. Ele basicamente morava em um carro e ficava levando refugiados pra Polônia, em escolas, alojamentos”, relatou.

“Ele arriscava a vida pra fazer isso várias vezes por dia. Então, conversando com ele, a gente falou que tinha total interesse em ajudar no que precisasse, em recursos, pra ele comprar mantimentos”. Rafael também contou sobre o incentivo à recreação dos refugiados pelo esporte, principalmente no cenário da cidade de Santos: “Levamos eles pra andar de skate, socializar, já estar em casa, ter um momento de lazer. Foi legal pra caramba”.

Quando questionado sobre os futuros planos para a LayBack, o empreendedor mirou no crescimento de modo geral. “A gente pretende realizar maiores eventos, além dos que a gente já realiza. Estamos investindo bastante nas categorias de base e na formação de novos atletas, no desenvolvimento da criançada, queremos levar isso pro surfe também. E também queremos continuar crescendo ao longo do Brasil para se desenvolver em algumas regiões”, concluiu.