Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Skate / EXCLUSIVA

Gui Khury promete tentar manobra inédita no X Games

Em entrevista exclusiva ao SportBuzz, o skatista Gui Khury falou sobre suas conquistas, sonho para chegar nas Olimpíadas e seus próximos passos na carreira

Fernanda Gasel Publicado em 06/05/2022, às 19h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Gui Khury segue fazendo história no skate - Reprodução / Instagram
Gui Khury segue fazendo história no skate - Reprodução / Instagram

Com apenas 13 anos, Gui Khury fez história no mundo do skate. No Guinness, ele já acumula três recordes: o skatista mais jovem a disputar o X Games, o mais jovem a ganhar uma medalha de ouro no torneio e o primeiro atleta a acertar a manobra 1080º no vertical. Quem vê o menino voando em cima das quatro rodas não imagina que um dos seus maiores medos é a altura.

Em entrevista exclusiva ao SportBuzz, Gui Khury falou sobre suas conquistas, gostos pessoais e revelou estar treinando uma manobra inédita para as próximas edições do X Games. Entre mais temas alguns temas, o skatista se mostrou bastante concentrado para buscar uma vaga olímpica e voltar com a medalha no peito. Confira!

CANAL - SPORTBUZZ:


Gui Khury tinha seis anos quando conseguiu executar um 540º, sete quando fez o 720º, aos oito anos lançou um 900º, mas nenhuma manobra é tão especial para ele quanto o 1080º que conseguiu no seu segundo X Games. A manobra consiste em dar 3 voltas completas no ar. Na pista vertical, o garoto foi o primeiro a conseguir executá-la.

O talento do skatista fica claro quando ele assume que praticamente não treinou para conseguir fazê-la: “Para falar a verdade, eu não tinha treinado tanto o 1080, porque cada vez que você cai nessa manobra é uma explosão. Então desgasta muito o atleta. Na véspera de um campeonato, eu tento um ou dois a cada dia para não ter risco de me machucar.”

Mesmo com pouco treino, Gui Khury conta que estava confiante no dia. “Eu mandei mensagem para os meus amigos falando que eu ia conseguir”, comentou. E ele conseguiu. Na sua terceira tentativa, Gui deu três voltas no ar e caiu em cima do skate. Na época com 11 anos, o menino não conseguiu esconder as lágrimas. “Eu sou uma pessoa que chora muito. E eu estou vivendo o meu sonho, eu vejo as conquistas das pessoas que já fizeram no passado e ver que eu estou fazendo agora, é muito emocionante.” contou.

GUI KHURY - VIDA DE CRIANÇA!

Apesar das responsabilidades, Gui Khury sempre arranja tempo para ser, de fato, criança. Ele conta que uma das coisas que ele mais gosta no skate é que os campeonatos são “pura diversão”.
“Eu sinto que a medalha não é o principal da competição. O campeonato é uma celebração do skate, uma celebração de amigos. Dá para ver nos campeonatos que não é cada um por si, é todo mundo torcendo pelo outro, isso que eu gosto do skate, isso que eu acho que não tem nos outros esportes”.

Assim como domina as pistas, a escola ele também tira de letra. “Eu faço as tarefas da escola independente da onde eu esteja. Eu tento fazer tudo caprichado e certinho. E quando eu to na escola eu me dou bem porque quando eu chego lá eu consigo fazer todas as minhas tarefas”, garante Gui Khury, que sempre recebeu o apoio dos pais.

Gui Khury mordendo a medalha
Gui Khury segue fazendo história (Crédito: Reprodução / Instagram)

Próximas manobras!

Entre a escola e as brincadeiras com os amigos, Gui se dedica todos os dias para alcançar o seu maior sonho: representar o Brasil nas Olimpíadas e conseguir viver apenas do skate. “O skate nas Olimpíadas era uma coisa muito emocionante. Deu para ver que lá é mais que um campeonato, é onde você realmente representa o seu país e eu quero isso. Eu quero fazer história nas olimpíadas.

Antes de Paris 2024, Gui Khury ainda tem muitos desafios, incluindo outro X Games. Ele contou que está treinando algumas manobras surpresas e que essas vão levá-lo ao topo do pódio: “Depois do X Games eu pensei que com essa manobra eu vou conseguir o pódio, ou até ganhar o campeonato se eu conseguir fazer”. Gui não contou qual seria, mas afirmou que a manobra só foi feita uma vez em uma competição. “É um tipo de um giro, giro com manobra. Vocês vão ter que assistir para conferir”, finalizou o atleta.