Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Skate / EXCLUSIVA - SPORTBUZZ!

Dora Varella avalia cenário atual do skate depois das Olimpíadas

Em entrevista exclusiva ao SportBuzz, Dora Varella ainda comentou a juventude das skatistas e analisou o que melhorou após os Jogos Olímpicos

Guilherme Assumpção Publicado em 23/04/2022, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Dora Varella é um dos talentos do Brasil no Skate - Marcos Duarte
Dora Varella é um dos talentos do Brasil no Skate - Marcos Duarte

Depois de disputar as Olimpíadas, a skatista Dora Varella vem vivenciando outro cenário nos eventos e torneios de skate mundo afora. Aos 20 anos de idade, a atleta pôde observar uma enorme mudança em relação ao esporte após a visibilidade da competição realizada em Tóquio e abriu o jogo sobre o cenário atual da modalidade.

Em entrevista exclusiva ao SportBuzz, Dora Varella fez um balanço completo da carreira, falou sobre a juventude das atletas e analisou o cenário do skate depois das Olimpíadas de Tóquio. Vale citar que a atleta participaria do X Games nesta semana, mas testou positivo para Covid-19 e acabou ficando de fora da disputa em terras japonesas.

CANAL - SPORTBUZZ:

"Acho que as Olimpíadas foram essenciais para transformar a visão que o público tinha do skate, muita gente nunca tinha parado para assistir uma competição até as Olimpíadas de Tóquio. Foi muito importante pra consolidar o skate como uma prática esportiva, trazer mais investimentos a prática e mudar a visão marginalizada que tinham dos skatistas", avaliou.

Eu estou muito feliz de fazer parte desse momento, principalmente aqui no Brasil, país que já chegou a proibir o skate, ter um monte de atleta brasileiro se destacando nas Olimpíadas é incrível, nós estamos fazendo história", avaliou Dora Varella em entrevista exclusiva ao SportBuzz.

Questionada pelo SportBuzz, Dora Varella também avaliou o fato que as principais atletas do mundo vêm se destacando cada vez mais novas no esporte. Segundo ela, a situação traz grandes experiências ao longo das competições e também acaba sendo positiva conforme a confiança vai sendo adquirida nos torneios de skate.

"Acho que a maior dificuldade no geral é lidar com o emocional, isso pra qualquer idade, mas quanto mais novo, mais difícil é, porque exige uma maturidade que só o tempo pode nos dar. Atletas que estão há mais tempo participando de competições e lidando com essa pressão, com a adrenalina de competir, com certeza conseguem se controlar muito mais e focar no que é preciso ali na hora de dropar", disse.

Dora Varella em ação no skate
Dora Varella é um dos destaques do cenário mundial (Crédito: Heverton Ribeiro)

"Mas, por outro lado, são coisas que fazem parte, com o tempo e com a experiência, os atletas mais novos também vão adquirindo essa maturidade e lidando melhor com esses momentos. Eu sinto que controlo muito melhor o meu emocional hoje, do que quando comecei e a cada competição isso melhora", completou Dora Varella.

VEJA OUTROS TRECHOS DA ENTREVISTA!

Troca de experiência!

- Os atletas de skate têm uma troca muito legal nesse sentido, somos muito unidos quando se trata de dar apoio um pro outro, sempre rola de trocarmos dicas, de auxiliar uns aos outros na hora de acertar uma manobra, se existe alguma técnica, alguma forma de aprender que seja mais fácil, ou somente motivarNa hora das competições e mesmo no dia a dia, todos torcem uns pelos outros.

- Independente da idade, sempre comemorando os acertos um dos outros. É muito gratificante. Eu tenho contato com atletas que me inspiram e que me apoiam, até com atletas mais novos, para os quais eu tento passar essa cultura e servir como exemplo, assim como os outros serviram pra mim. 

Recado!

- Para as meninas que me acompanham, eu gostaria de dizer para elas se manterem com essa garra e disciplina. Por último, eu gostaria de dizer para a nova geração de meninas skatistas que elas me inspiram muito e me ensinam todos os dias algo novo, e vejo que o futuro do skate feminino brasileiro está em boas mãos.