Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Testeira

Hipnotizado e focado no objetivo: a Hipnose nas artes marciais

Como a hipnose pode melhorar o desempenho de atletas de alto rendimento nas artes marciais

Sandribas de Campos Publicado em 31/08/2021, às 12h18

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Connor McGregor comemora com a bandeira da Irlanda após vencer luta - Getty Images
Connor McGregor comemora com a bandeira da Irlanda após vencer luta - Getty Images

Suplementos, boa alimentação, preparação física, material esportivo e muito, muito treino, são alguns dos ingredientes necessários para se tornar um atleta profissional. Agora, para chegar ou se destacar entre os atletas profissionais de alto rendimento, é extremamente necessário que o autocontrole mental deste atleta seja tão forte ou mais forte que seu preparo físico.

Para alcançar este nível é necessário que os profissionais da saúde mental entrem em cena e blindem seus lutadores mentalmente contra tudo o que pode ser negativo para a carreira deste atleta.

Conversamos com Amanda Oliveira que é Coaching Mental, Hipnoterapeuta e Programadora Neuro Linguística, especialista em esportes individuais e vem desenvolvendo um trabalho com atletas de artes marciais em Belo Horizonte.

SB: Fale um pouco sobre seu trabalho de Coaching Mental e Hipnoterapeuta.

Amanda: Desenvolvo um trabalho com atletas focado no poder da mente, alívio das dores, superação de derrotas e hiper capacidade de concentração, que permite uma performance potencializada direcionada em resultados.

SB: Qual o objetivo da Hipnose aplicada na carreira do atleta?

Amanda: É um trabalho que vem como complemento de toda assessoria do atleta, uma vez que o mesmo possui todo suporte físico e técnico no esporte, nosso foco é treinar o estado psicológico dessas pessoas no dia a dia e na competição, que, constantemente estão sob pressão externa e interna, lidando com seus limites físicos, superando a dor, a adrenalina, querendo atender as expectativas das pessoas em cima deles, o medo, oposição de torcidas rivais, críticas e ofensas, entre tantos outros fatores que são percalços do esporte. A gente ensina o atleta/indivíduo a gerir suas emoções, através do autoconhecimento, utilizando de técnicas e ferramentas terapêuticas que treinarão essa mente em função de um objetivo.

SB: O fator emocional e/ou mental são os grandes responsáveis pelo sucesso ou fracasso na carreira de um atleta?

Amanda: Já tive casos de atletas que, por algumas experiências, perderam o “primeiro amor” pelo esporte, desistiram de suas carreiras ou caíram de produção e posso dizer que 90% dos casos eram fatores emocionais/mentais que tomaram uma proporção a ponto de ver um atleta de grande potencial com rendimento comprometido.

Nessa mentoria, observamos os potenciais e as habilidades dessas pessoas e identificamos as habilidades que precisam ser desenvolvidas, trilhando um caminho para atingir um objetivo específico, que geralmente são ganhar competições, campeonatos, de nível regional até mundial como Olimpíadas, UFC, IFC, Bellator, Max Muay Thai, entre outros.

Connor McGregor faturou quase 1 bilhão de reais apenas no ano de 2020

SB: Com tantos profissionais na área da saúde mental, qual a melhor opção?

Amanda: Tem quem ache que o nosso papel rivaliza com o do psicólogo, psiquiatra e outros profissionais da saúde mental, quando, na verdade, é melhor que seja um trabalho em conjunto. Sendo uma equipe multidisciplinar o único objetivo é: dar todo suporte que o atleta precisa. Outra vantagem é que todo aprendizado dessa mentoria pode ser aplicado fora do esporte (estudos, relacionamentos, família, objetivos de carreira e satisfação geral com a vida).

]SB: Deixa uma frase impactante sobre seu trabalho.

Explorar o poder da mente em um atleta é potencializar resultados, ajustar os mínimos detalhes, resgatar diariamente a garra, determinação e o amor pelo esporte, pois somos movidos a emoções e são elas que, bem administradas, levarão o atleta ao pódio.

Amanda Olliveira

Mental Coaching, Hipnoterapeuta e PNL Practitioner.