Sportbuzz
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram Sportbuzz

WSL Studios lança documentário especial sobre o campeão de surfe Ítalo Ferreira

Produção exibe toda a trajetória do campeão mundial, desde a infância humilde em Baía Formosa (RN) até a conquista do título

Redação Publicado em 13/04/2020, às 10h56

Ítalo Ferreira: do Rio Grande do Norte para o mundo!
Ítalo Ferreira: do Rio Grande do Norte para o mundo! - Getty Images

Momentos do surfista Ítalo Ferreira com a família, amigos e a namorada, Mari Azevedo; sua performance nas ondas e o grande ápice da carreira, quando se consagrou campeão mundial no ano passado, ao vencer o Circuito Mundial de Surfe (World Championship Tour) em 20 de dezembro. Tudo isso está no documentário especial sobre a vida do atleta, produzido pela WSL Studios, que estreou dia 9 de abril, com legendas em português na plataforma da World Surf League na internet, no aplicativo da Liga para dispositivos mobile e também no Canal da WSL no Youtube.

Trata-se de um episódio da ‘Sound Waves’, uma das séries produzidas e exibidas pela WSL nas suas plataformas, que retrata momentos vividos pelos melhores surfistas do mundo durante seu dia a dia, o que inclui vida pessoal, treinamentos e disputas de etapas do campeonato. Cada episódio mostra a jornada de um surfista. A série já exibiu episódios com o brasileiro Lucas Chumbo, o havaiano Kai Lenny; o californiano Conner Coffin e a costa-riquense Brisa Hennessy, entre outros.

O episódio de ‘Sound Waves’ com Ítalo traz cenas comoventes, com o surfista contando sobre sua infância no esporte e a vida muito humilde até conseguir, com o surfe, melhorar as condições de sua família que até hoje reside e trabalha em Baía Formosa, no litoral do Rio Grande do Norte.

“Com oito anos de idade, como eu não tinha prancha, usava a tampa do isopor onde meu pai guardava os peixes que vendia nas praias. Mas como eu era muito magrinho conseguia ficar em pé nela”, conta o atleta. 

Vários outros depoimentos fazem parte do documentário, como o da mãe do atleta ,Katiana Ferreira; e de seu amigo, o também surfista Jadson André.

A história de Ítalo Ferreira, 25 anos, é impressionante e muito especial. Nascido e criado em Baía Formosa, a 90 km de Natal, começou a brincar de pegar onda ainda bem pequeno, utilizando tampas de geladeiras de isopor utilizadas por seu pai, peixeiro. Aos 11 anos de idade ganhou sua primeira prancha e, a partir de então, ele não parou mais.

Não só praticou o esporte como foi aperfeiçoando as suas manobras, tanto que na temporada do WCT de 2015 foi eleito ‘estreante do ano’, despontando-se na busca do título mundial daquela temporada (quando ficou em sétimo lugar).

Quatro anos depois, na temporada de 2019, conseguiu ganhar de Gabriel Medina na última e decisiva prova da disputa em Pipeline, no Havaí. Antes dele, apenas os paulistas Gabriel Medina, em 2014 e 2018, e Adriano de Souza, o ‘Mineirinho’, em 2015, conquistaram o título para o Brasil. Das últimas seis edições do Circuito Mundial de Surfe da WSL, quatro títulos vieram para o Brasil.

Vale destacar que Ítalo e Medina garantiram a vaga nas Olimpíadas de Tóquio, quando o esporte estreará nos Jogos Olímpicos.


5 itens que todo surfista precisa ter

1- Prancha de Surfe Taruga softboard 7.6 - https://amzn.to/2Wgv6pH

2- Parafina Bullys Cool - Água Fria - https://amzn.to/2BFqgcp

3- Leash Taruga bodyboard amador 4 pés - https://amzn.to/2MKfIil

4- A História da Rip Curl: 50 Anos de Altas Ondas, Negócios Internacionais, Personagens Destemidos e a Busca Pela Onda Perfeita - https://amzn.to/2MNwvkM

5- Capa de Prancha - https://amzn.to/2MLjpUU

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Receba notícias do SportBuzz no WhatsApp! Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI!