Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Outros Esportes / FÓRMULA 1!

Vettel é desclassificado do GP da Hungria, e Hamilton herda o segundo lugar; entenda!

Vettel acabou encerrando o GP da Hungria com menos combustível que o permitido, e desclassificado, Hamilton assumiu sua posição

Redação Publicado em 01/08/2021, às 18h13

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Vettel é desclassificado do GP da Hungria, e Hamilton assume o segundo lugar - GettyImages
Vettel é desclassificado do GP da Hungria, e Hamilton assume o segundo lugar - GettyImages

Neste domingo, 1, a alegria de SebastianVettel, por ter ficado no segundo lugar do GP da Hungria, durou pouco. Isso porque algum tempo depois da corrida, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) decidiu punir o alemão com a desclassificação, e Hamilton assumiu.

Acontece que Vettel não tinha gasolina suficiente em seu carro para análise, já que a quantidade mínima exigida é de 1 litro, e o carro do piloto tinha apenas 300 ml.

Foi por conta dessa decisão da FIA que Lewis Hamilton assumiu o segundo lugar, e CarlosSainz garantiu o último lugar do pódio. Agora, o piloto da Mercedes aumentou sua vantagem na liderança de seis para oito pontos com relação a Verstappen.

Carlos Sainz, que tinha empatado em 80 pontos com Leclerc na disputa pelo sexto lugar na tabela de classificação, chegou a 83, e superou o companheiro.

Além dessa questão com a gasolina, Vettel já havia sido advertido antes por ter comparecido à cerimônia do hino húngaro vestindo uma camisa com as cores do arco-íris em que se lia "same love", ou "mesmo tipo de amor", em português, em apoio à comunidade LGBTQIA+.

A corrida

Neste domingo, 1, nem o fã mais louco da Fórmula 1 esperaria o resultado que tivemos no GP da Hungria. Largando da oitava colocação, Esteban Ocon conseguiu superar os obstáculos do início da corrida, e superou Verstappen e Hamilton, vencendo pela primeira vez na competição.

Acontece que houve uma confusão provocada logo na largada por Valtteri Bottas, mas Ocon foi rápido, segurando o veterano Sebastian Vettel pela maior parte das 70 voltas no Circuito de Hungaroring.

Já Lewis Hamilton, que largou da pole position e caiu para 14º depois de todo o acontecimento, acabou ficando com o terceiro lugar nas últimas voltas depois de conseguir superar Carlos Sainz, da Ferrari. Enquanto isso, Max Verstappen, envolvido no incidente inicial, terminou em décimo.

Essa vitória, até então inédito de Ocon aconteceu oito meses depois do primeiro pódio do piloto, quando ficou com o segundo lugar no GP de Sakhir de 2020. Além disso, essa é a segunda vitória da França desde Olivier Panis, em Mônaco, em 1996.

A reviravolta

A chuva foi a responsável por deixar o GP da Hungria ainda mais emocionante. Começando a cair no Circuito de Hungaroring em menos de 1h para o começo da prova, ela foi decisiva para decretar o destino da corrida.

Por conta dele, os pilotos tiveram que abandonar as estratégias iniciais, e adotar os pneus intermediários para a largada, marcada pelo acidente de Bottas, que tirou Charles Leclerc, Lance Stroll, Sergio Pérez, Lando Norris e ele mesmo da disputa.

Já o fim da chuva fez com que as equipes se movimentassem para uma nova troca, fazendo 19 dos 20 pilotos relargarem do pit lane. Enquanto isso, Hamilton ficou sozinho no grid, perdendo bastante tempo, e sendo jogado para 14º.

Tendo a prova liderada por Nicholas Latifi, que chegou a ficar em terceiro lugar por boa parte da corrida, o time conquistou o oitavo lugar com o canadense e um nono com George Russell, somando seis pontos.

Dessa forma, essa foi a primeira vez que a equipe britânica pontuou desde 2019, quando Robert Kubica conseguiu um décimo lugar no GP da Alemanha.

Esse resultado um tanto quanto inesperado ajudou a RBR a conter os danos provocados pela batida de Bottas. No entanto, não impediu que Hamilton voltasse para a liderança do campeonato de pilotos com o pódio.

Agora, o heptacampeão soma 192 pontos contra 186 de Verstappen. Já no Mundial de Equipes, a Mercedes superou a RBR, e neste momento está na ponta da tabela com 300 pontos conquistados, dez a mais que a rival.