Sportbuzz
Outros Esportes / FÓRMULA 1!

Max Verstappen ultrapassa Hamilton na última volta e é campeão da F1

Depois de ver Lewis Hamilton liderar a corrida do início ao fim, Max Verstappen apareceu na última volta para assumir a ponta e garantir o título mundial da Fórmula 1

Redação Publicado em 12/12/2021, às 12h22

Max Verstappen assume ponta na última volta e garante título da Fórmula 1 - Getty Images
Max Verstappen assume ponta na última volta e garante título da Fórmula 1 - Getty Images

Na manhã deste domingo, 12, aconteceu o último Grand Prix da temporada da Fórmula 1, em Abu Dhabi. A corrida foi marcada pelo título de Max Verstappen em uma das melhores temporadas da história do mundo do automobilismo.

Chegando à corrida empatados com 369.5 pontos cada um, Verstappen e Lewis Hamilton foram para a pista com o simples objetivo de chegar à frente de seu adversário. A conta era simples, quem chegasse à frente e pontuasse mais, venceria o título mundial. Por um lado, o inglês brigava pelo seu oitavo título, já o holandês buscava conquistar seu primeiro campeonato.

A Corrida

Mais experiente, Hamilton começou a corrida com tudo. Usando pneus médios, o inglês largou em segundo lugar, mas de forma excepcional. Com isso, antes da primeira curva o heptacampeão já tinha assumido a ponta. Com pneus macios, Max Verstappen não conseguiu manter o ritmo e viu a liderança ficar cada vez mais longe.


Canal - SportBuzz


Mudando para pneus duros, o holandês conseguiu melhorar seu tempo e contou com grande ajuda de Sergio Pérez, seu companheiro de equipe na RBR para chegar mais perto da primeira posição. Próximo à 20ª volta, os dois líderes já haviam ido para os boxes, e o mexicano assumiu a ponta, onde esperou o inglês chegar para que pudesse segurá-lo até a chegada de Verstappen.

Com a missão cumprida de forma excepcional, Pérez conseguiu fazer com que a distância de seu companheiro de equipe para o piloto da Mercedes caísse para perto de 1 segundo. Contudo, ainda sem conseguir acompanhar o ritmo do inglês, Max viu a diferença abrir para 14 segundos de vantagem.

Faltando seis voltas para o fim, o cenário mudou. Isso porque Nicholas Latifi perdeu a traseira e bateu contra um muro, obrigando a FIA a colocar um Safety Car na pista, o que tirou toda a vantagem de 11 segundos que Hamilton tinha até o momento.

Safety Car colocou Max Verstappen de volta na briga pelo título contra Hamilton - Getty Images

Depois de cinco voltas com o Safety Car, a entidade liberou a pista para que os pilotos finalizassem o campeonato correndo. Com Lewis e Max um ao lado do outro, foi dado início à última volta. Nela, Hamilton saiu na frente, mas, com pneus novos, Verstappen tinha o carro em condições muito melhores e conseguiu a ultrapassagem, assumindo a ponta pela primeira vez na corrida.

Em um dos setores, Hamilton até tentou agredir, abriu a asa e foi para cima do holandês, que se defendeu de forma excepcional e se manteve na primeira posição, onde só precisou administrar a vantagem até o fim para vencer a corrida. 

Receba notícias do SportBuzz no WhatsApp! Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI!