Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz

Última mulher a competir na F-1 comenta rejeição no esporte e revela carinho especial por Senna

Italiana correu na categoria no ano de 1992 pela equipe Brabham

Guilherme Assumpção Publicado em 15/11/2019, às 16h28

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Italiana abriu o jogo em entrevista à Folha - GettyImages
Italiana abriu o jogo em entrevista à Folha - GettyImages

A Fórmula 1 sempre foi um ambiente dominado por homens. A última mulher a correr na categoria, Giovanna Amati, foi chamada pela equipe Brabham no ano de 1992. A italiana foi convidada pelo chefão Bernie Ecclestone, mas não foi avisada que o time não estava em boas condições financeiras para oferecer um bom carro para competir.

“A equipe nem chegou a terminar a temporada. Foi uma frustração enorme. Meu carro era muito ruim”, lembra Amati, em entrevista à Folha de São Paulo.

A italiana lembra com carinho do brasileiro Ayrton Senna. Segundo ela, Senna era o único que a respeitava entre todos os pilotos, que não concordavam com a presença de uma mulher na maior categoria de carros do mundo.

“Sempre tive de lutar para encontrar meu caminho. Era subir a ladeira o tempo inteiro. Senna foi a pessoa mais agradável que encontrei na F-1. Todos os outros que competiam comigo olhavam para o outro lado. Não me viam como competidora”, revela.

Brasileiro é o principal piloto da história do automobilismo (Crédito: GettyImages)

“Se você não é bom piloto, eles não se importam. Mas se você é mulher, eles ficam loucos. No meio de um monte de pilotos, estava a Giovanna. Eles tinham de ser durões. Várias vezes bateram no meu carro para não me deixarem passar”, desabafa a italiana.

A Fórmula 1 segue sem ter mulheres no grid dos pilotos. Em 2015, Ecclestone chegou a propor a criação de um campeonato feminino, mas Amati não gostou muito da ideia sugerida.

“A F-1 é a melhor categoria, mas se democratizar, não será mais. Você não pode dizer: ‘Temos dez vagas, cinco serão de homens, cinco de mulheres”, defendeu Giovanna.


7 modelos de bicicletas para quem deseja praticar ciclismo

1- Bicicleta Vintage Retrô Imperial - https://amzn.to/2qbE8Ze

2- Bicicleta Elétrica GTS - https://amzn.to/2Mk7UUu

3- Bicicleta Dobrável Two Dogs - https://amzn.to/32mvB3W

4- Bicicleta Rossetti's - https://amzn.to/2BfdUHE

5- Bicicleta Garra Flash BMX - https://amzn.to/33yYjyE

6- Bicicleta Retro Vintage Beach - https://amzn.to/2BjP1dH

7- Bicicleta Avalanch - https://amzn.to/33vFKvi

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.