Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz

Tudo dominado! Filipe Toledo e Tati Weston-Webb são campeões da etapa de Margaret da WSL

Filipe Toledo derrotou Jordy Smith na final, enquanto Tati Weston-Webb superou Stephanie Gilmore em Margaret

Redação Publicado em 10/05/2021, às 07h04

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Filipe Toledo e Tati Weston-Webb são campeões em Margaret - GettyImages
Filipe Toledo e Tati Weston-Webb são campeões em Margaret - GettyImages
O Brasil dominou o pódio da final da quarta etapa da Liga Mundial de Surfe (WSL), em Margaret, com dois nomes no primeiro lugar, tanto masculino como feminino. Na madrugada desta segunda-feira, 10, FilipeToledo derrotou JordySmith e TatiWeston-Webb superou StephanieGilmore.
Filipinho deu um show na final para chegar ao seu nono título no Tour. A vitória veio com a melhor apresentação do dia, com 17,40 pontos, contra 14,23 de Jordy. Com o resultado, o surfista de Ubatuba passou para a terceira posição no ranking, ficando atrás apenas do líder GabrielMedina e de ÍtaloFerreira.
Veja como ficou o ranking depois das quatro etapas do torneio:
1 - Gabriel Medina (BRA) - 28.920 pontos
2 - Italo Ferreira (BRA) - 24.150
3 - Filipe Toledo (BRA) - 20.735
4 - JohnJohnFlorence (HAV) - 19.395
5 - Jordy Smith (AFS) - 19.185
O surfista se emocionou, principalmente porque a vitória foi no mesmo dia do aniversário do seu filho mais novo, Koa, que completou 3 anos de idade longe do pai, mas junto com a irmã Mahina e a família do surfista na Califórnia.
"Essa eu dedico para o meu pequeno Koa. É aniversário dele. Eu prometi para o Koa e para a Mahina que eu iria levar o troféu para casa. Essa é para vocês", comemorou Filipe Toledo.
Os cinco melhores surfistas do ranking masculino e do feminino disputam em setembro a WSL Finals, em uma competição inédita no formato mata-mata. A quinta etapa do Tour começa no próximo sábado, 15, em Rottnest Island, também no Oeste da Austrália.

O caminho até a final

Filipe e Ítalo Ferreira definiram na última bateria das quartas de final qual brasileiro iria seguir na briga pelo título em Margaret. A desistência de John John Florence, por conta de uma lesão no joelho, fez o favoritismo dos dois brasileiros aumentar ainda mais, assim como a chance do trio verde-amarelo com Gabriel Medina dominar a ponta do ranking.
Filipinho pegou apenas quatro ondas nos 35 minutos de bateria, conseguiu 13,90 (7,90 + 6) no total e deixou Ítalo precisando de um 5,90 para virar.
O campeão mundial teve a chance da virada na última onda do duelo, mas os juízes deram apenas 4,93. Italo terminou na quinta posição, resultado que o manteve na segunda posição no ranking, com 24.150 pontos, com Medina ainda na liderança do Tour, com 28.920 pontos.
Nas semis, Filipe Toledo teve uma vitória tranquila sobre o sul-africano MatthewMcGillivray, enquanto Jordy passou por GriffinColapinto com uma vantagem de apenas 17 centésimos.

Tati Weston-Webb

A gaúcha entrou na terceira bateria do dia das oitavas com SageErickson, norte-americana que ela já havia derrotado em dez das treze baterias que se enfrentaram em etapas do CT. Em Margaret River não foi diferente e uma nota 4,77 foi suficiente para a brasileira vencer fácil por 13,27 a 9,00 pontos.
Além disso, Tati Weston-Webb recebeu 8,50 dos juízes em uma direita destruída por duas batidas verticais de backside, um rasgadão jogando água pra cima, seguido por um floater e mais uma pancada na junção, para finalizar a sua melhor apresentação nas três etapas da "Perna australiana" do CT 2021.
Tatiana foi vice-campeã no último campeonato, em Margaret River, em 2019 e teve um grande desafio para chegar na final novamente.