Sportbuzz
Outros Esportes / TÓQUIO 2020 - CICLISMO

Tóquio 2020: Ciclista holandesa confunde posição e comemora ouro, mas leva medalha de prata

Atleta encerrou a prova do ciclismo de estrada comemorando a primeira colocação, mas foi avisada de sua posição momentos depois

Redação Publicado em 25/07/2021, às 16h26 - Atualizado às 16h28

Tóquio 2020: Ciclista holandesa confunde posição e comemora ouro, mas ganha medalha de prata - GettyImages
Tóquio 2020: Ciclista holandesa confunde posição e comemora ouro, mas ganha medalha de prata - GettyImages

Os Jogos Olímpicos contam com inúmeras histórias curiosas, e não seria diferente em Tóquio 2020. Neste domingo, 25, a holandesa Annemiek van Vleuten cruzou a linha de chegada da prova de ciclismo de estrada comemorando como se acabasse de conquistar o ouro, mas momentos depois foi avisada de que, na verdade, havia ficado a prata.

Uma das favoritas ao pódio, a holandesa confundiu sua posição e acabou comemorando a “medalha errada”. Ela cravou 3:54:00, atrás da austríaca Anna Kiesenhofer, que registrou 3:52:45. O bronze ficou com a italiana Elisa Longo Borghini, que fechou o pódio com 3:54:14.

Em entrevista coletiva após a prova, Annemiek van Vleuten apontou falhas na comunicação por telefone nos Jogos Olímpicos.

“Achei que eu era a primeira. Eu estava errada, não conseguimos”, disse a holandesa.

“Normalmente nós temos sinais aqui para comunicação. Mas o a linha de telefone estava aparentemente ruim. Uma prova tão importante e nós não temos comunicação. Todas as corridas do World Tour têm comunicação, e agora somos nós três (ela e suas companheiras de equipe holandesa) paradas aqui e imaginando quem realmente ganhou. Estou arrasada com isso, é claro”, completou.

Ela ainda afirmou que não conhecia a austríaca que ficou com o ouro.

“Eu não sabia que ela estava inscrita. Eu tanto não sabia que eu sequer a conhecia. O quanto é errado você não conhecer alguém? De toda forma, o final foi muito confuso. Pensamos que estávamos na frente, que estávamos a caminho da vitória”, afirmou.

Van Vleuten sofreu um acidente na Rio 2016 e não concorreu ao pódio. Para ela, a comemoração efusiva em Tóquio 2020 foi constrangedora:

“Eu pensei que havia vencido, me senti realmente estúpida inicialmente. Depois as outras ciclistas também ficaram se perguntando...”, concluiu.


 

Receba notícias do SportBuzz no WhatsApp! Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI!