Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Outros Esportes / TÓQUIO 2020 - CICLISMO

Tóquio 2020: Ciclista holandesa confunde posição e comemora ouro, mas leva medalha de prata

Atleta encerrou a prova do ciclismo de estrada comemorando a primeira colocação, mas foi avisada de sua posição momentos depois

Redação Publicado em 25/07/2021, às 16h26 - Atualizado às 16h28

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Tóquio 2020: Ciclista holandesa confunde posição e comemora ouro, mas ganha medalha de prata - GettyImages
Tóquio 2020: Ciclista holandesa confunde posição e comemora ouro, mas ganha medalha de prata - GettyImages

Os Jogos Olímpicos contam com inúmeras histórias curiosas, e não seria diferente em Tóquio 2020. Neste domingo, 25, a holandesa Annemiek van Vleuten cruzou a linha de chegada da prova de ciclismo de estrada comemorando como se acabasse de conquistar o ouro, mas momentos depois foi avisada de que, na verdade, havia ficado a prata.

Uma das favoritas ao pódio, a holandesa confundiu sua posição e acabou comemorando a “medalha errada”. Ela cravou 3:54:00, atrás da austríaca Anna Kiesenhofer, que registrou 3:52:45. O bronze ficou com a italiana Elisa Longo Borghini, que fechou o pódio com 3:54:14.

Em entrevista coletiva após a prova, Annemiek van Vleuten apontou falhas na comunicação por telefone nos Jogos Olímpicos.

“Achei que eu era a primeira. Eu estava errada, não conseguimos”, disse a holandesa.

“Normalmente nós temos sinais aqui para comunicação. Mas o a linha de telefone estava aparentemente ruim. Uma prova tão importante e nós não temos comunicação. Todas as corridas do World Tour têm comunicação, e agora somos nós três (ela e suas companheiras de equipe holandesa) paradas aqui e imaginando quem realmente ganhou. Estou arrasada com isso, é claro”, completou.

Ela ainda afirmou que não conhecia a austríaca que ficou com o ouro.

“Eu não sabia que ela estava inscrita. Eu tanto não sabia que eu sequer a conhecia. O quanto é errado você não conhecer alguém? De toda forma, o final foi muito confuso. Pensamos que estávamos na frente, que estávamos a caminho da vitória”, afirmou.

Van Vleuten sofreu um acidente na Rio 2016 e não concorreu ao pódio. Para ela, a comemoração efusiva em Tóquio 2020 foi constrangedora:

“Eu pensei que havia vencido, me senti realmente estúpida inicialmente. Depois as outras ciclistas também ficaram se perguntando...”, concluiu.