Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Outros Esportes / JOGOS MUNDIAIS DE VERÃO

Special Olympics anuncia Berlim como cidade anfitriã dos Jogos Mundiais de Verão

Os próximos Jogos Mundiais de Verão da Special Olympics acontecerão em 2023 na capital alemã

Redação Publicado em 10/03/2020, às 10h29

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jogos Mundiais de Verão da Special Olympics de 2023 - Getty Images
Jogos Mundiais de Verão da Special Olympics de 2023 - Getty Images

Foi oficializada a escolha da próxima cidade anfitriã dos Jogos Mundiais de Verão da Special Olympics de 2023. Durante uma cerimônia na capital alemã, Berlim recebeu o título, que foi de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, em 2019. Dentro dos requisitos para ser um país-sede, está oferecer toda a infraestrutura para receber cerca de 200 delegações, como hotel, transporte, estádios e instalações esportivas para atender 20 mil pessoas, entre atletas, parceiros, familiares, técnicos, voluntários e profissionais da saúde.

Para envolver os atletas em todas as fases do processo, durante a preparação da candidatura para os Jogos Mundiais de 2023, 4,5 mil atletas alemães com deficiência intelectual foram convidados para apresentar sua visão sobre o design da proposta. Também foi criado um comitê de atletas, composto por atletas líderes dos 14 subprogramas da Special Olympics Germany.
Assim como acontecem nas Olimpíadas e nas Paralimpíadas, os Jogos Mundiais da Special Olympics tem como base enaltecer o esporte e seus benefícios, mas levando ao restante do mundo a bandeira da inclusão e igualdade. Por meio da plataforma, alcança-se a visibilidade e reconhecimento dos atletas com deficiência intelectual, fazendo um apelo à sociedade pela capacitação de pessoas com deficiência.

Brasil em Abu Dhabi 2019

A delegação que representou o Brasil em Abu Dhabi foi composta por atletas das modalidades de águas abertas, atletismo, bocha, futsal unificado, ginástica rítmica, tênis, natação e vôlei de praia unificado.

Dados Gerais

Atualmente, em torno de 3% da população mundial tem deficiência intelectual, isso significa que é a maior população com deficiência do mundo, no Brasil esse número é de aproximadamente seis milhões.

No país, o movimento está presente em nove estados, sendo eles São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Bahia, Pernambuco, Santa Catarina, Espírito Santo e Ceará. Com mais de 32 mil atletas treinando e 25 mil competindo, o projeto conta com 3.537 técnicos qualificados em 14 modalidades esportivas.

As Olímpiadas Especiais Brasil têm 4 pilares básicos, esporte, educação, saúde e comunidade, que moldam os valores e norteiam os objetivos que envolvem o programa.
Para ser um atleta do movimento não é preciso comprovar renda, não tem limite de idade máximo (mínimo de 8 anos) ou classificação do nível da deficiência. O programa é conduzido pelos mais de 2,3 mil voluntários, que produzem treinamentos esportivos e competições de qualidade, e visa melhorar a vida das pessoas com deficiência intelectual e, consequentemente, a vida de todas as pessoas que as cercam.

OLÍMPIADAS ESPECIAIS BRASIL

Projeto global sem fins lucrativos, a Special Olympics é um movimento mundial centrado no desporto, fundado em 1968 por Eunice Kennedy – irmã do 35° presidente dos Estados Unidos John F Kennedy. Trata-se de uma organização internacional criada para apoiar pessoas com deficiência intelectual a desenvolverem a sua autoconfiança, capacidades de relacionamento interpessoal e sentido de realização por meio do esporte.

Acreditada pela Special Olympics International, as Olimpíadas Especiais Brasil atuam nas seguintes modalidades esportivas: atletismo, águas abertas, basquete, bocha, futebol, natação, handebol, ginástica rítmica, tênis, tênis de mesa, vôlei de praia e judô, além dos Programas: APLs (Atleta Líder), Escolas Unificadas, Atletas Saudáveis, Atletas Jovens, MATP (Atividade Motora Adaptada) e Famílias. Tendo o país quase seis milhões de pessoas com deficiência intelectual, as Olimpíadas Especiais Brasil possuem 32 mil atletas treinando e 25 mil competindo durante todo o ano.


5 eletrônicos para esportes que prometem facilitar a sua vida

1- Relógio Inteligente Mi Band 4 Xiaomi - https://amzn.to/326G0jZ

2- Câmera Hero 7 Black à Prova D’água 12MP 4K Wifi, GoPro - https://amzn.to/2VwxKY5

3- Fone de Ouvido Xiaomi Redmi Air Dots Com Bluetooth - https://amzn.to/325xcLo

4- Aparelho Abdominal Eletrico Músculo 6 Pack Ems Estimulador - https://amzn.to/2B2Vhq8

5- Cronômetro Digital Incoterm - https://amzn.to/2nyvmUc

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.