Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Outros Esportes / CRÍQUETE!

Saiba tudo sobre o jogo entre seleções brasileiras de Cricket!

Cricket vem crescendo bastante no mundo inteiro e realiza evento para lá de especial na cidade de São Paulo, que vai receber grandes atletas do esporte

Redação Publicado em 26/05/2022, às 21h16

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cricket vem crescendo bastante - GettyImages
Cricket vem crescendo bastante - GettyImages

O Projeto Cricket Brasil incentiva o crescimento do esporte no país em conjunto com a federação nacional, realizando programas de apoio ao esporte britânico na cidade mineira de Poços de Caldas. O evento contará com atletas do projeto que seguiram carreira na seleção nacional e farão uma demonstração do esporte que vem subindo de posições.

A apresentação para a imprensa será realizada no dia 27 de maio, às 11:00 horas, no clube SPAC, no bairro de Santo Amaro (SP). O Cricket já é o segundo esporte mais popular do mundo e vem ganhando cada vez mais espaço entre homens e mulheres no Brasil com o projeto da Cricket Brasil, que visa incentivar o esporte popular.

A cidade de Poços de Caldas, em Minas Gerais, é o principal centro de fomento ao esporte inglês, que vem cada dia mais se popularizando e ajudando as crianças e jovens a adquirir hábitos esportivos na cidade, tornando a cidade um local onde as crianças jogam mais Cricket, do que futebol, que é a paixão nacional.

O projeto conta com a participação de aproximadamente 2.400 meninas e 2.700 meninos, espalhados por oito cidades do Brasil onde, na maioria das vezes, crianças carentes aprendem as regras do jogo e fazem atividades recreativas do esporte. O grande objetivo do Cricket Brasil é de que 30 mil crianças e adolescentes façam parte do projeto nos próximos anos.

Jogo de Cricket
Cricket vem crescendo bastante (Crédito: GettyImages)

Graças à parceria do Projeto Cricket Brasil com a Prefeitura de Poços de Caldas, o esporte é incluído na atividade de 52 escolas públicas do município, fomentando a prática do esporte na cidade onde a Seleção Brasileira de Cricket faz seus treinamentos. No ranking mundial da ICC, a Seleção Brasileira masculina aparece na 67ª colocação e a feminina está na 28ª colocação. 

O projeto já começou a revelar atletas que obtiveram destaque internacional. Uma delas é a atleta Laura Cardoso, que conheceu o esporte em 2015 e já vem despontando após se destacar atuando na Seleção Brasileira de Cricket. Laura é uma das brasileiras que atuará pelo Barmy Army, equipe inglesa que vai disputar campeonato internacional de Cricket.

No evento do dia 27 de maio, no SPAC, os jornalistas terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o jogo, a história e organização do Cricket no Brasil, aprender as regras jogando com os atletas da seleção feminina e masculina de críquete e entrevistá-los, com destaque para as presenças de jogadoras que atuam fora do país.

Sobre o Cricket

O Cricket é um esporte que utiliza bola e tacos, cuja origem remonta ao sul da Inglaterra, durante o ano de 1566. No Brasil, ficou conhecido como taco, pela semelhança de nomes costuma ser confundido com o croquet, sendo este um esporte totalmente diferente. Jogam onze atletas de cada lado. 

Os movimentos principais passam-se numa faixa retangular de 20 metros de comprimento, no centro do campo, onde a bola (de cortiça e couro) chega à velocidade de 150 km/h. Ela é lançada pelo arremessador contra o alvo do adversário (três varetas fincadas no solo, chamadas “stumps”, cujo conjunto é conhecido como wicket), defendido pelo rebatedor. 

O rebatedor pode rebater a bola e então correr entre duas áreas no campo para marcar corridas (pontos), mas pode ser eliminado se o alvo numa área for tocado pela bola e o rebatedor não estiver presente. No início, as partidas podiam durar até dez dias. Hoje, a maioria dos jogos é disputada com dois tempos (as partidas duram cerca de 2 a 5 horas).