Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Outros Esportes / FUTSAL!

Saiba porquê o futsal não é considerado um esporte olímpico!

Além do futebol, o futsal é um dos esportes com os pés mais praticados no mundo, mas não entra no quadro olímpico

Redação Publicado em 15/07/2021, às 10h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Futsal não é considerado um esporte Olímpico - GettyImages
Futsal não é considerado um esporte Olímpico - GettyImages

Estamos a poucos dias da abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio, e dentre tantas modalidades presentes no evento, justamente a ausência de uma em especial instigou a curiosidade dos fãs do futsal, que apesar de ser um esporte muito praticado do mundo, não é considerado olímpico.

Tudo bem, o SportBuzz já te contou quais os critérios que uma modalidade precisa seguir para ser considerada olímpica, mas mesmo preenchendo os requisitos do COI (Comitê Olímpico Internacional), o futsal não apareceu entre os novos esportes para essa Olimpíada.

Por exemplo, para as Olimpíadas de Tóquio 2021, o breakdance, escalada, skate, e surf foram alguns dos "novos" esportes incluídos pela primeira vez no quadro oficial do evento, mas o tradicionalíssimo futsal continuou de fora, o que gera a dúvida: Por que o futsal não é um esporte olímpico?

Para esclarecer todas as dúvidas, o SportBuzz te mostra aqui o motivo pelo qual o futsal ainda não integrou o quadro de modalidades das Olimpíadas, e ainda vamos relembrar os principais critérios determinados pelo COI para considerar um esporte como olímpico. Confira:

Critérios

Para que o COI aceite um esporte em sua lista de modalidades Olímpicas, é necessário que ela possua uma federação internacional, siga a carta olímpica, e seja praticada em pelo menos 75 países, sendo em quatro continentes para a categoria masculina, ou em 40 países e três continentes para a categoria feminina.

No entanto, é aí que você se pergunta: "Mas o futsal é praticado em mais de 170 países, e regulamentado pela FIFA, como não ser Olímpico?".

É justamente esse último critério que barra tudo. Segundo informações disponibilizadas pelo site "Gazeta Esportiva", o motivo central que não considera o futsal um esporte Olímpico é uma disputa de interesses entre a FIFA, e o COI (Comitê Olímpico Internacional).

Acontece que, segundo a publicação, a FIFA é a única entidade que consegue promover um evento que contenha a mesma relevância mundial que os Jogos Olímpicos, a Copa do Mundo, e é justamente essa disputa de poderes que trava a situação.

Um exemplo disso colocado pela reportagem é o limite de 23 anos de idade para os jogadores de futebol que forem disputar as Olimpíadas. Essa seria uma estratégia da FIFA para que o futebol olímpico não diminua a importância da Copa do Mundo.

Dessa forma, para a FIFA, incluir o futsal como um esporte Olímpico não seria interessante, porque assim, ele diminuiria a relevância da Copa do Mundo de Futsal, que é disputada no mesmo ano que as Olimpíadas.

Do outro lado, também não interessa ao COI, que incluindo o futsal, daria uma visibilidade além do que lhe interessa para a FIFA de um esporte que não é organizado por ele. Com esses entraves, a negociação não avança.

Por conta de todo esse jogo de interesses, não conseguimos ver o Brasil, principal potência do futsal mundial, disputando uma Olimpíada. Nossos jogadores, inclusive, já venceram cinco das oito edições da Copa do Mundo de Futsal organizada pela FIFA.

Sem falar que, as modalidades para as Olimpíadas de Paris, em 2024, também já foram definidas, e dessa forma, não existe chance de acontecer um milagre e o futsal acabar entrando no quadro de esportes Olímpicos.

Ficando na quinta posição quando falamos de esportes mais praticados no país, o futsal possui mais de 10,7 milhões de praticantes. Caso a Seleção Brasileira de Futsal pudesse participar das Olimpíadas, certamente chegaria como uma das principais favoritas a medalha de ouro.

Diante desse cenário, ainda podemos torcer para o Brasil na Copa do Mundo de Futsal de 2021, que vai acontecer na Lituânia, entre os dias 12 de setembro e 3 de outubro, e ainda continuar esperançosos por um acerto entre COI e FIFA para as Olimpíadas de 2028.