Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Outros Esportes / EXCLUSIVO SPORTBUZZ!

Skatista Rony Gomes relembra desafios na carreira e projeta conquista de título no X Games: "É um sonho de criança"

Profissional já foi campeão de diversos torneios, mas ainda não levantou a taça de uma das competições mais tradicionais da modalidade

Redação Publicado em 30/03/2021, às 08h54

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Rony Gomes, skatista profissional - GettyImages
Rony Gomes, skatista profissional - GettyImages

É muito comum vermos nas ruas crianças se aventurando em cima de um skate e fazendo manobras nos parques e nas praças, mas assim como qualquer outro esporte no Brasil, o skate também tem seus desafios para quem está iniciando.

Imaginar uma carreira e viver disso é algo que passa longe da realidade de muitos esportistas do país, que sabem que terão um árduo caminho pela frente se quiserem se tornar referências na modalidade.

No entanto, nesses casos o importante é sempre começar. Não importa se seu skate é improvisado e você não tem acesso a uma pista daquelas profissionais, é justamente o contrário, é de muitos lugares assim que saíram os principais nomes do esporte no mundo todo.

Sobre isso, o SportBuzz conversou com exclusividade com o skatista profissionalRony Gomes, que relembrou seu início de carreira na pista que ficava perto da Anchieta, as comparações com o astro Bob Burnquist e seus desejos para o futuro. Confira:

Tudo começou na rua do bairro residencial que Rony morou quando criança. O skatista contou que como tinha bastante liberdade para brincar fora de casa, ele e os amigos sempre estavam jogando bola, andando de bicicleta e um certo dia um deles apareceu com um skate e foi como amor a primeira manobra.

"Como a gente era muito novo, aos finais de semana nossos pais levavam a gente para algumas pistas e uma vez a gente conheceu uma pista que era no começo da Anchieta onde tinha bastante rampa e eu acho que aí foi onde eu meio que vi que tinha um caminho a ser seguido que eu podia seguir uma carreira de repente virar uma skatista porque nessa pista à noite andavam alguns skatistas profissionais e o skate de transição, de rampa foi o que mais chamou atenção por a galera poder voar poder enfim sair da rampa e voltar, um negócio que me deixou bem impressionado, então aos poucos eu comecei a focar mais ainda no skate mesmo", disse.

Junto com o interesse pelo esporte veio a responsabilidade. Rony sabia que para atingir seu objetivo maior teria que se esforçar e por conta disso passou a ficar horas treinando manobras e novos jeitos de andar de skate na pista.

"Meu pai começou além de final de semana depois que eu ia pra escola durante a semana, meu pai me levava até a pista, me deixava lá e me buscava à noite, então eu comecei a evoluir cada vez mais e aos poucos conforme você vai frequentando essas pistas, você começa a descobrir campeonatinhos amadores aí começa ir pessoal lá pra tirar foto, começa a filmar aí você começa aparecer na mídia ainda pequeno como um futuro né do esporte", contou.

Depois de tanto esforço, o momento da decisão chegou e Rony precisava escolher entre se aventurar no mundo do skate como profissional ou deixar a modalidade apenas como um hobby.

"Quando chegou a época de optar por ser skatista profissional ou seguir carreira em alguma outra opção, eu já estava formado já tinha é alguns patrocinadores muito bons foi o que me fez seguir carreira aí no esporte", lembrou.

Ainda na pista onde tudo começou, Rony contou que passou a ser comparado com um dos maiores skatistas de todos os tempos,BobBurnquist.

O jeito como andava e até mesmo o seu corte de cabelo lembravam o craque, mas apesar de se sentir honrado com as comparações, ele sabia que chegaria o momento em que teria que encontrar a sua própria personalidade.

"Eu acho que na época até me incentivava assim né porque eu ia pra pista pequenininho ‘É o menino que parece o Bob e manda umas manobras e tal’, Então acabava me puxando por causa disso, mas chegou uma fase que eu tive que mostrar realmente quem eu era e a minha personalidade, as minhas manobras então eu acho que conforme eu fui crescendo e conforme eu fui mostrando meu skate, a galera meio que viu que ‘Ah não é mais o Rony que é parecido com o Bob, é o Rony mesmo e ele mostrou para que ele veio e tudo que ele vem fazendo’ então foi bem legal essa fase aí mas, foi muito foi muito legal também essa transição onde eu pude mostrar que eu era de verdade", contou.

Em sua carreira até aqui, Rony Gomes já conquistou diversos títulos importantes, sendo campeão mundial em 2009 e brasileiro em 2008. No entanto, apesar de ter a sala de troféus cheia, o skatista ainda tem sonhos para realizar.

"Ainda não foi campeão de nenhum X Games, é um sonho de criança. Quando eu comecei a andar de skate, que eu tava ali no meu sofá, eu assisti o pessoal competir nos games e achava realmente muito legal então acho que um dos meus sonhos é talvez um dia conquistar uma X Games", revelou.

Porém, o desejo de carreira do esportista não fica apenas em cima do skate. Rony contou que pretende investir para levar o skate para outras crianças e mostrar como o esporte pode mudar a vida de alguém.

"Hoje em dia já estou um pouco mais velho, também já vivi bastante coisas, é tentar levar o skate para outras crianças, tentar mostrar um caminho para essa molecada que está vindo agora entendeu, se você souber fazer as escolhas certas, dá para viver super bem do skate, enfim seguir carreira com isso né então acho que um dos meus sonhos hoje em dia também formar outros atletas", disse.

Além de destacar a importância da dedicação, dos patrocínios e do incentivo para que sonhos se tornem realidade, Rony ainda reforçou que antes de tudo isso, é muito importante ser uma pessoa humilde e honesta, caminho seguido por ele e que abriu diversas portas na carreira.

"Meu pai na época me ensinou muito a ser responsável, humilde, honesto, então quando você for andar de skate tem que ser isso entendeu tem que levar em conta a parceria com os amigos, enfim ajudar o outro, eu acho que você sendo um cara legal, um cara gente fina, você só tende a crescer no esporte só tem de aprender mais manobras só tem de andar em mais lugares, então é difícil falar de mim mesmo, mas pô, eu vou em vários lugares no mundo inteiro, sou super bem recebido pelas pessoas das melhores formas possíveis, então essa é uma dica que eu dou aí pra galera, ser humilde ser responsável e atrás dos seus sem passar por cima de ninguém", finalizou.