Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Outros Esportes / CONHEÇA A FADINHA!

Relembre a trajetória e conheça os próximos desafios de Rayssa Leal

Rayssa Leal tem se destacado no mundo do skate nos últimos meses e é um fenômeno do esporte

Gabriel Soria Publicado em 31/08/2021, às 10h13

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Relembre a trajetória de Rayssa Leal - Getty Images
Relembre a trajetória de Rayssa Leal - Getty Images

Sensação do skate brasileiro, Rayssa Leal fez história no último sábado, 28, na primeira etapa da Street League Skateboarding, em Salt Lake City, nos Estados Unidos. A disputa final pela conquista da etapa foi contra Pâmela Rosa, Nakayama Funa e Roos Zwetsloot.

Trajetória

Jhulia Rayssa Mendes Leal, também conhecida como Fadinha, é natural de Imperatriz, no Maranhão, começou sua história sobre as quatro rodas com seis anos de idade. Depois de alguns anos de prática, Rayssa começou a ficar famosa por videos publicados na internet.

Seu apelido se deu por, nesses vídeos, ela estar andando de skate e fazendo manobras vestindo uma fantasia de fada. Com o tempo, suas postagens viralizaram cada vez mais, até que, certo dia, o grande Tony Hawk repostou um de seus vídeos.

Seu sucesso nas competições oficiais de skateboarding começou ainda em 2019, quando ela tinha apenas 11 anos. O ano recheado de conquistas contou com a conquista da etapa de Los Angeles, na SLS, onde bateu a compatriota Pâmela Rosa.

Mais tarde, ainda no mesmo ano, Rayssa ficou em segundo lugar no Mundial. Definido em pontuações conquistadas pelas skatistas em sete rodadas, a competição acabou se definindo apenas nas duas últimas. Fadinha liderou as cinco primeiras rodadas, mas, na reta final foi ultrapassada pela própria Pâmela Rosa e, desta vez, ficou em segundo lugar.

Além disso, a maranhense se sagrou campeã brasileira na modalidade de skate street, no mesmo ano. Com grandes desempenhos nas etapas de Minas Gerais, Bahia e São Paulo, a jovem skatista contou com uma boa somatória de pontos e garantiu o título.

Mais recentemente, em 2021, a Fadinha conquistou o segundo lugar nos Jogos Olímpicos de Tóquio, garantindo a medalha de prata após uma disputa acirrada com a japonesa Momiji Nishiya.

Quase um mês após o final dos Jogos, se deu início ao torneio da Street League Skateboarding (SLS) que acontece em várias etapas. Na primeira delas, que aconteceu em Salt Lake City, no estado de Utah, a brasileira teve uma atuação magistral.

Disputando a liderança desde as primeiras voltas, Rayssa teve a chance de conquistar o título em sua última manobra e, ao executar uma manobra extremamente complicada, conseguiu a pontuação necessária e venceu a etapa.

Próximos desafios

Após o grande sucesso na etapa de Utah, agora Rayssa se prepara para a disputa das próximas. Os próximos compromissos serão em Miami, na Flórida, nos dias 29 e 30 de outubro e, em seguida, em Jacksonville, na Flórida, nos dias 13 e 14 de novembro, marcando o fim da competição.