Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Outros Esportes / VOCÊ SABIA?

Qual o significado dos anéis olímpicos?

Você já se perguntou o que significam os anéis na bandeira olímpica? Resposta é mais simples do que parece

Lucas Cesare Publicado em 07/05/2021, às 13h11 - Atualizado às 14h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Anéis Olímpicos e bandeira do Japão, país sede dos próximos Jogos Olímpicos - Getty Images
Anéis Olímpicos e bandeira do Japão, país sede dos próximos Jogos Olímpicos - Getty Images

O emblema das Olimpíadas é formado por um conjunto de cinco anéis coloridos (azul, preto, vermelho, amarelo e verde), entrelaçados sobre um fundo branco. Esta imagem simboliza a união dos continentes a favor do esporte.

O símbolo dos Jogos Olímpicos, também conhecido como “Anéis Olímpicos”, foi desenvolvido pelo francês Pierre de Frédy, mais conhecido como Pierre de Coubertin (1863 – 1937), fundador do Comitê Olímpico Internacional (COI).

O intuito do Lorde de Coubertin era representar, através dos anéis, os conceitos do universalismo e do humanismo presentes no esporte, além de destacar a importância de respeitar as diferenças entre as nações.

Anéis olímpicos em Tóquio (Crédito: GettyImages)

No começo do século XX, diversos países viviam regimes totalitários e com ideais nacionalistas, que acabavam gerando um clima de rivalidade entre as nações. Neste contexto, naquela época, o símbolo dos Jogos Olímpicos também serviu como uma "arma" contra os discursos de ódio e incompreensão.

Portanto, cada anel colorido representa um continente específico e suas respectivas cores foram escolhidas com base na cor predominante nas bandeiras dos países que compõem determinado continente:

Azul: Europa
Preto: África
Vermelho: América
Amarelo: Ásia
Verde: Oceania

Em todas as edições dos Jogos Olímpicos, a bandeira com o símbolo das Olimpíadas é hasteada em um mastro durante a cerimônia de abertura da competição e é somente recolhida ao final do evento.