Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Outros Esportes / CICLISMO

Paris-Nice conheceu seu campeão neste final de semana; veja quem foi!

Paris-Nice contou com uma disputa bastante equilibrada do início ao fim, onde o campeão foi definido literalmente no último quilômetro percorrido

Redação Publicado em 14/03/2022, às 12h55

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Paris-Nice durante a disputa da competição - GettyImages
Paris-Nice durante a disputa da competição - GettyImages

O Paris-Nice conheceu neste domingo, 13, seu campeão! Primoz Roglic (Jumbo-Visma) confirmou o título da temporada de 2022, mas para isso teve que lutar literalmente até o último quilômetro percorrido, em uma corrida muito disputada. A briga direta foi com o britânico Simon Yates (BikeExchange-Jayco), que esteve a todo o momento na cola do esloveno.

Simon Yates venceu a etapa depois de conseguir um ataque explosivo no Col d'Eze, e mesmo que por alguns minutos, parecia que logo ele iria assumir a liderança geral, uma vez que tinha conseguido uma vantagem de quase meio minuto. Para se ter uma ideia, bem na largada da etapa, Roglic estava liderando com 47 segundos com relação a Simon Yates.

Canal - SportBuzz

Porém, com a ajuda de Wout van Aert, que teve mais um dia de pedaladas precisas, Roglic conseguiu recuperar o tempo perdida, limitando suas perdas em nove segundos. A partir daí, Yates foi para cima do grupo onde estavam Roglic, Van Aert e Nairo Quintana (Arkea-Samsic), depois que Quintana tentou, mas não conseguiu se livrar com uma série de acelerações.

Assim, rapidamente a diferença aumentou para mais de vinte segundos, cerca de metade do que ele precisava para tirar Roglic da posição de vencedor geral. O esloveno ficou por pouco tempo com Quintana ao seu lado depois que Van Aert ficou ainda mais distante depois da chegada de Yates, mas o belga alcançou e levou Roglic no restante do trecho.

Paris-Nice tem esloveno como grande campeão
Paris-Nice tem esloveno como grande campeão (Crédito: GettyImages)

No topo da subida, a diferença continuava sendo em cerca de 20 segundos, e Van Aert e Roglic trabalharam bastante para conseguir reduzir esse número ainda mais. A disputa era tão grande que até parecia que eles poderiam trazer Yates de volta antes do final e disputar a vitória na etapa, mas Yates conseguiu segurá-los.

Dessa forma, o Top 10 da corrida Paris-Nice ficou o seguinte: Simon Yates, Wout Van Aert, Primoz Roglic, Brandon McNulty, Søren Kragh Andersen, Stefan Küng, Aurélien Paret Peintre, Adam Yates, Wout Poels e Ion Izagirre Insausti. O ciclista esloveno só se tornou o campeão porque na classificação geral ficou com tempo de 29:19:15,