Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz

Parceria com Hospital São Roque fortalece atendimento a atletas do Santa Maria Soldiers

Atual campeão gaúcho tem investido bastante na prevenção de lesões para dar mais segurança aos jogadores das duas modalidades das categorias masculina e feminina

Redação Publicado em 30/06/2022, às 15h00 - Atualizado às 15h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Parceria com Hospital São Roque fortalece atendimento a atletas do Santa Maria Soldiers - Arquivo Pessoal
Parceria com Hospital São Roque fortalece atendimento a atletas do Santa Maria Soldiers - Arquivo Pessoal

Visando ampliar a assistência médica aos atletas de futebol americano e de flag football, o Santa Maria Soldiers firmou uma parceria com o Hospital de Caridade São Roque para poder utilizar o local para detectar e reabilitar possíveis traumas. O atual campeão gaúcho segue expandindo seu centro de saúde, como já tem acordo com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), para dar mais segurança aos jogadores das duas modalidades das categorias masculina e feminina.

Para o diretor médico do time, Hugo Borges, esse departamento é essencial para os esportes de alto rendimento. “Hoje, temos um time de fisioterapeutas tanto para o masculino quanto para o feminino com o auxílio da Universidade Federal de Santa Maria e profissionais de educação física para ambas as modalidades. Temos a parte médica que está presente em todos os treinos e jogos e o São Roque é um complemento para que possamos ter apoio hospitalar”, afirma.

CANAL - SPORTBUZZ:

A instituição está com uma estrutura muito boa, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), tanto da parte do centro cirúrgico como de internação, emergência e exames complementares (como radiografia, tomografia e ressonância magnética). Isso tudo vai acrescentar, principalmente, no diagnóstico e reabilitação pós-operatória o mais breve possível. Esperamos reduzir, desta forma, a gravidade do trauma e o retorno à atividade”,completa. 

Borges destaca ainda que a parceria será benéfica para os esportistas, clube e para o Hospital de Caridade São Roque. “A parceria é muito importante para o clube e ainda mais para os atletas. Ela vai proporcionar que façamos exames de alta complexidade, com ressonância magnética e tomografias. No caso do futebol americano, full pad é essencial, principalmente, no protocolo de concussões – que utilizamos o mesmo da NFL – além de outras lesões, como musculares, joelhos, ombros e cotovelos, contusões que são muito prevalentes neste esporte. Já para o hospital esta parceria traz visibilidade junto ao Santa Maria Soldiers, com toda divulgação não só para a cidade, mas para todo o país, já que jogamos a Liga Brasileira de Futebol Americano (Liga BFA)”, destaca.

Atenção à prevenção de lesões

O diretor médico da equipe explica ainda como é o funcionamento do setor e como isso pode impactar nos resultados dentro de campo. “No caso das contusões em treinos e jogos (em Santa Maria), temos os fisioterapeutas, os preparadores físicos e os médicos presentes. O atendimento é feito imediatamente.  Nas partidas fora de casa, utilizamos a estrutura fornecida pela própria cidade, com o acompanhamento de todos os profissionais fornecidos. Voltando à Santa Maria, fornecemos os exames de imagem e também procedimentos cirúrgicos, ambos no Hospital São Roque. Utilizamos a estrutura da UFSM para que haja a reabilitação fisioterápica. Após isso, é feito um acompanhamento específico com a equipe de preparação física, com exercícios direcionados para cada um em fase de recuperação, além de uma avaliação final até ele voltar a jogar”, detalha.