Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz

Pan 2023: Veja tudo que aconteceu nas provas desta última sexta-feira, 3

Brasil participou de brigas por medalhas nas modalidades de ginástica rítmica, atletismo e hipismo; veja quais foram as posições dos atletas brasileiros nas disputas

Redação Publicado em 04/11/2023, às 12h19

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Brasil nos Jogos Pan-Americanos - Getty Images
Brasil nos Jogos Pan-Americanos - Getty Images

Nesta última sexta-feira, 3, o Brasil esteve presente em algumas das principais disputas de medalhas de algumas modalidades, como ginástica rítmica, atletismo e hipismo. E para a felicidade de uma nação, alguns dos atletas brasileiros conseguiram configurar o topo do pódio em alguns dos esportes.

Com todas as medalhas conquistadas nesta sexta-feira, 3, o Brasil alcançou sua melhor marca na história dos Jogos Pan-Americanos. Só neste penúltimo dia de competições em Santiago, no Chile, a amarelinha conquistou dez ouros em um total de 20 arrematadas, chegando ao número de 165 medalhas, atrás somente dos Estados Unidos.

Ginástica rítmica

Com muito ritmo, o Brasil brilhou em mais um dia de ginástica rítmica, chegando a oito medalhas neste Pan. Nas três finais disputadas nesta sexta-feira, 3, o ouro foi todo verde amarelo. Maria Eduarda Alexandre arrematou o Ouro no arco, enquanto Bárbara Domingos ficou com a prata. Babi subiu no pódio outra vez, com a bola, pegando o mais alto lugar desta vez, enquanto Geovanna Santos ficou na segunda colocação.

Na final de cinco aros, a equipe formada por Bárbara Galvão, Gabriela Coradine, Giovanna Silva, Victoria Borges e Nicole Pircio tiveram uma vitória impecável, conquistando o Ouro da modalidade e superando as mexicanas.

Vela

Outra modalidade que empilhou medalhas foi a vela, levando três ouros e um bronze. Martin Grael e Kahena Kunze ficaram com o lugar mais alto do pódio na classe 49er FX pela segunda vez, enquanto Mateus Isaac foi o Ouro na classe de windsurfe IQFoil. A terceira medalha dourada veio com Bruno Lobo, que venceu na estreia da modalidade fórmula kite, além de Maria do Socorro Reis ficando com o bronze no feminino.

Atletismo

Darlan Romani confirmou todo seu favoritismo e conquistou o bi no Pan, correspondendo às expectativas, arrematando a medalha de ouro. Já nos 400m com barreira, Marlene EwellynSantos pegou o ouro após ficar na segunda colocação, mas, depois de duas horas do final da prova, a organização desclassificou a atleta do Panamá que venceu, por empurrar a barreira, fazendo com que a brasileira ficasse com a medalha dourada.

Na mesma prova, Matheus Lima ficou com a prata ao completar a prova somente 0.50s atrás de Jaheel Hyde, da Jamaica. Almir dos Santos também ficou em segundo, mas no salto triplo, perdendo para um cubano.

Wrestling

Laís Nunes não precisou de muito para conquistar a medalha de ouro. Na verdade, a lutadora usou somente dois minutos para alcançar a glória no wrestling feminino. Por 3 a 0, a brasileira venceu a cubana María Santana na categoria de 62kg. No masculino, Joílson Júnior foi prata.

Hipismo

Com dominância absoluta brasileira, Stephan Barcha conquistou o Ouro no salto, montando Chevaux Primavera Imperio Egipcio, e mesmo cometendo uma falta na sua última passagem, não foi o suficiente para tirar o título do atleta. Pedro Veniss acabou ficando na quinta colocação.

Canoagem

Evandilson Neto e Filipe Santana ficaram com a prata na prova dos 500m do C2, conquistando a única medalha da canoagem de velocidade nesta sexta-feira, 3. A dupla protagonizou na reta finla da prova uma possível reação, mas a dupa canadense ficou com a medalha de Ouro.

Outras medalhas

A equipe masculina de esgrima conquistou o bronze contra os donos da casa, os chilenos. Já no feminino, as brasileiras ficaram na quinta colocação. No Karatê, o Brasil ficou com o bronze com Brenda Padilha, assim como Douglas Brose.