Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz

Ondas gigantes: Maya Gabeira se destaca e dia fica marcado por grave acidente de surfista português

Lucas Chumbo, que estava no BBB20, disputou a competição e formou dupla com Kai Lenny

Guilherme Assumpção Publicado em 11/02/2020, às 17h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Surfistas tiveram grande desempenho em Nazaré - WSL / Estrelinha
Surfistas tiveram grande desempenho em Nazaré - WSL / Estrelinha

Nesta terça-feira, 11, a WSL realizou o Nazaré Tow Surfing Challenge, evento de ondas gigantes que aconteceu em Portugal. A previsão de 15 metros de ondulação se confirmou e o dia de surfe foi espetacular para os amantes do esporte. Com muitos brasileiros na disputa, uma das duas mulheres do campeonato foi o principal destaque do dia de competições.

A brasileira Maya Gabeira teve desempenho fenomenal nas ondas de quase 20 metros de altura e é uma das favoritas para vencer o campeonato. Os resultados ainda não foram divulgados, mas as redes socias da WSL destacaram a participação da surfista.

“O The Nazaré Tow Surfing Challenge terminou e Maya foi um dos destaques. Os vencedores serão determinados a partir de uma votação dos surfistas. Fique ligado no worldsurfleague.com para atualizações!”, escreveu a organização.

Grande ondulação marcou o dia de surfe em Nazaré, Portugal (Transmissão WSL)

Além de Maya, Lucas Chumbo, que acabou de participar do Big Brother Brasil 20, também esteve presente no torneio e formou dupla com o surfista Kai Lenny, seu parceiro de treinos e competições. O desempenho de Chumbo foi bastante elogiado por Carlos Burle, lendário surfista do Brasil, em suas redes sociais.

“Parabéns a todos os participantes, à dupla Young Bulls formada por Lucas Chumbo e Kai Lenny, pelo grande show que deram na Praia do Norte”, escreve Burle.

GRAVE ACIDENTE

No entanto, o que era para ser um dia histórico para o surfe acabou ficando marcado por um grave acidente do surfista local Alex Botelho. O atleta caiu ao surfar uma onda e acabou sendo atingido na cabeça pelo jet-ski de seu parceiro.

Alex Botelho está em estado estável após grave acidente (Instagram)

O surfista foi resgatado do mar rapidamente e teve que ser reanimando ainda nas areias da paria. Segundo informações da imprensa local, o português foi levado ao hospital e está em estado estável. O problema maior após a queda foi a grande ingestão de água, o que teria ocasionado sua perda de sentidos. A transmissão oficial do evento interrompeu as imagens no momento do atendimento à Alex.

“Hoje durante a disputa do Nazaré Tow Surfing Challenge da WSL, o surfista português Alex Botelho sofreu um acidente sério, sendo surpreendido por uma onda e atingido na cabeça pelo jet-ski da sua dupla. Muito triste com o acontecido em um evento de altíssimo nível, muito bem organizado, e principalmente por um companheiro de profissão passar por isso. Como big riders, estamos sujeitos a esse tipo de acidente, mas contamos com um aparato de segurança de primeira qualidade em Nazaré. O Alex foi resgatado, está estável e sendo tratado, recobrou os sentidos ainda na ambulância. Mais uma vez, destaco a estrutura de segurança e desejo pronta recuperação ao Alex!”, explicou Burle em seu Instagram.

Entenda a competição:

A WSL realizou o primeiro campeonato de tow-in de surfe em ondas gigantes na Praia do Norte em Portugal. A competição funciona da seguinte maneira: 19 surfistas de ondas gigantes (17 homens e 2 mulheres) são divididos em duplas.

Em cada bateria, os atletas têm a oportunidade de surfar quantas ondas quiserem e podem receber mais chances se as condições não estiverem adequadas. A organização irá distribuir quatro prêmios para os surfistas. São eles: Onda do dia (masculino); Onda do dia (feminino); Melhor Dupla; Prêmio de Comprometimento Jogos Santa Casa.

Confira as duplas:

Grupo A: Eliminatórias 1 e 3

Equipe Mundo: Sebastian Steudtner (DEU) e Maya Gabeira (BRA)

Equipe Europa: Nic von Rupp (PRT) e Francisco Porcella (ITA)

Equipe França: Benjamin Sanchis (FRA) e Eric Rebiere (FRA)

Equipe Austrália: Ross Clarke-Jones (AUS) e Mick Corbett (AUS)

Equipe Atlântico: Grant Baker (ZAF) e Antonio Silva (PRT)

Grupo A: Eliminatórias 2 e 4

Equipe Portugal: Alex Botelho (PRT) e Hugo Vau (PRT)

Equipe Grã-Bretanha: Andrew Cotton (GBR) e Tom Butler (GBR)

Equipe Brasil: Rodrigo Koxa (BRA) e Pedro Scooby (BRA)

Equipe Young Bulls: Lucas Chianca (BRA) e Kai Lenny (HAW)

Equipe Justine: Apenas surfista de Justine Dupont (FRA) / somente piloto de Fred David.


5 itens que todo surfista precisa ter

1- Prancha de Surfe Taruga softboard 7.6 - https://amzn.to/2Wgv6pH

2- Parafina Bullys Cool - Água Fria - https://amzn.to/2BFqgcp

3- Leash Taruga bodyboard amador 4 pés - https://amzn.to/2MKfIil

4- A História da Rip Curl: 50 Anos de Altas Ondas, Negócios Internacionais, Personagens Destemidos e a Busca Pela Onda Perfeita - https://amzn.to/2MNwvkM

5- Capa de Prancha - https://amzn.to/2MLjpUU

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.