Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Outros Esportes / OLIMPÍADAS!

Olimpíadas adiadas para 2021 serão chamadas de Tóquio 2020; entenda!

Comitê Olímpico Internacional optou por adiar os Jogos Olímpicos por conta da pandemia de coronavírus

Izabella Macedo Publicado em 24/03/2020, às 18h32

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Olimpíadas adiadas para 2021 serão chamadas de Tóquio 2020 - GettyImages
Olimpíadas adiadas para 2021 serão chamadas de Tóquio 2020 - GettyImages

Nesta terça-feira, 24, o Comitê Olímpico Internacional (COI), optou pelo adiamento das Olimpíadas de Tóquio, que seriam realizadas a partir do dia 24 de julho.

Nos últimos dias, o grupo estava sofrendo muita pressão interna e externa por conta do surto de coronavírus em todo o mundo, já que todas as competições foram adiadas como forma de prevenção para conter o avanço do vírus.

A nova data ainda não foi definida, no entanto, o que se sabe é que acontecerá em 2021.

Com a mudança de ano, a expectativa era que os Jogos se chamassem Tóquio 2021. Porém, esse não é o pensamento dos membros do Comitê, que optaram por manter o nome "antigo".

A alteração da data foi vista pelos atletas como uma oportunidade de rever todo o planejamento de treinos, seletivas e competições até que o dia chegue.

Em relação a grande quantidade de dinheiro investida no evento, as marcas esperavam um enorme retorno, dada a visibilidade dos Jogos Olímpicos. No entanto, com o adiamento, o objetivo agora é perder a menor quantidade de dinheiro possível com a mudança e o nome da competição se inclui nisso.

Uma das formas de perder menos dinheiro vista pelos organizadores é a opção de manter o nome dos jogos como Tóquio-2020 mesmo com a competição sendo realizada um ano depois.

Tal decisão é muito mais que uma referência temporal, já que a marca está sendo utilizada desde que o local foi escolhido para sediar o evento, em 2013.

José Colagrossi, diretor executivo do IBOPE Repucom, explicou tudo o que envolve uma mudança de nome.

"Tóquio-2020, como Rio-2016 é uma marca que é patenteada, licenciada, com muito dinheiro e vem sendo usado por patrocinadores e licenciados há anos. O 2020, embora representasse o ano que os jogos fossem organizados, é maior que a referência ao tempo. É licenciada com contratos de patrocínios, todos os produtos licenciados e a mídia todos fazem referência. A marca é vendida e não dá para que no meio mudem para 2021. O ano vai mudar, mas marca não pode muda", disse.

O diretor ainda afirma que os dirigentes entenderam que se o evento fosse realizado em meio a pandemia de coronavírus, teriam mais prejuízos do que se adiassem.

"No final, se fossem realizados em 2020, a marca perderia, os jogos perderíam, o prestígio seria arranhado. Teríamos competições sem países, por exemplo", contou.

Bruno Maia, CEO da Agência de Conteúdo 14, e especialista em negócios e novas tecnologias no esporte, reforçou a fala de Colagrossi.

"Temos a sinalização para a comunidade internacional de que o adiamento destes jogos, não altera os próximos, que vão manter seus ciclos olímpicos. Além de que seria impossível refazer todos os pontos de contato com marcas oficiais utilizadas por toda a comunidade internacional e com isso haveria um ambiente de ruído, com duas marcas circulando, o que geraria custos altos pois os obrigaria a se posicionar a respeito de como eles iriam sinalizar os jogos em seus produtos oficiais e todas as comunicações, levando muito do que já foi feito para o lixo", finalizou.


5 itens essenciais para os torcedores do Manchester City

1- Camisa Puma Manchester City Home 2020 - https://amzn.to/2JdcNwx

2- Mochila G Sport - https://amzn.to/32Fry2K

3- Bola De Futebol Número 5 - https://amzn.to/2o8jIQd

4- Moletom Puma Manchester City Hoodie - https://amzn.to/2qzDYep

5- Porta Tênis com duas divisões - https://amzn.to/2pGSVeo

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.