Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Outros Esportes / MOTO GP

MotoGP retorna ao Brasil em 2022 com circuito no Rio de Janeiro

Desde 2004 longe de solos brasileiros, a Federação anunciou retorno em novo autódromo na capital carioca

Gabriela Santos Publicado em 10/10/2019, às 14h25

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Moto GP retorna ao Brasil 18 anos depois da última corrida no país - Getty Images
Moto GP retorna ao Brasil 18 anos depois da última corrida no país - Getty Images

Nesta quinta-feira, 10, a Federação Internacional de Motociclismo (FIM) anunciou o retorno das corridas de motovelocidade ao Brasil, em 2022. A informação foi dada juntamente com a Dorna, que é a promotora Mundial de Motovelocidade. 

As categorias que voltam em solos brasileiros são MotoGP, Moto3 e Moto2, que serão disputadas em um novo autódromo que será construído no Rio de Janeiro, no Bairro de Deodoro, na zona norte da capital. 

A última corrida da modalidade que aconteceu aqui foi em 2004, ou seja, até a estreia do MotoGP no Brasil, serão 18 anos que o país não recebe eventos da categoria. 

Em  maio deste ano, o consórcio Rio Motopark venceu a concorrência para realizar as obras do novo autódromo da cidade. O contrato junto à promotora Dorna será de cinco anos de duração. Contudo, o Ministério Público do Rio ainda investiga se ocorreu alguma ilegalidade de licitação na vitória do consórcio. 

A Rio Motopark foi fundada apenas 11 dias antes da definição da concorrência e possui capital social de R$ 100 mil, sendo que as obras do novo autódromo, inicialmente, custarão cerca de R$ 697 mil.

As obras ainda não iniciaram, pelo prazo de entrega do estudo de impacto ambiental que foi feito nas últimas semanas. 

Se autorizada a concessão ao consórcio Rio Motopark, as obras serão iniciadas ainda esse ano. A expectativa de entrega é para 2021.