Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz

Morre aos 40 anos, por eutanásia, campeã paralímpica belga

Esportista lidava com uma doença muscular degenerativa

Pedro Ungheria Publicado em 23/10/2019, às 11h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Esportista belga faleceu aos 40 anos de idade - GettyImages
Esportista belga faleceu aos 40 anos de idade - GettyImages

Na última terça-feira, 22, morreu Marieke Vervoort, aos 40 anos, por eutanásia.

A campeã paraolímpica e medalhista nos jogos Rio 2016 resolveu dar um fim nas fortes dores e dificuldades que sofria por conta de uma doença muscular conhecida como tetraplegia degenerativa. Entre os principais sintomas, estavam paralisia, convulsões e perda gradativa de sono.

Conhecida por não ter cura, a complicação fez com que a esportista assinasse um contrato para autorizar a aplicação de uma injeção letal.

Conhecida como uma das velocistas mais renomadas do universo esportivo, ela chegou a participar de Londres 2012 e Rio 2016, em ambas saiu com medalhas.

Por meio de suas redes sociais, além de explicar o motivo que fez com que fosse a favor do procedimento letal, Marieke revelou que curtiu cada instante até que resolvesse tomar a decisão final.

“Eu ainda quero fazer algumas loucuras e aproveitar para curtir a minha família e os meus amigos, algo que não pude fazer enquanto estava treinando (...) Sou a favor da eutanásia, vivo dia a dia, e quando não aguentar mais farei (a eutanásia). A cada ano, é mais difícil suportar esta situação porque tenho muita dor”, desabafou ela.

O fato de existirem doenças incuráveis e degenerativas fez com que a Bélgica legalizasse, em 2012, o procedimento. Vale ressaltar que 12 anos mais tarde, o país em questão se tornou o único do mundo que não existe limite mínimo de idade para tomar a decisão.

Vervoort descobriu a doença aos 14 anos, após ter uma inflamação que começou no pé e logo passou para os joelhos. Após seis anos de pesquisas e exames, ela se submeteu a diversos procedimentos cirúrgicos, que tentavam reverter o problema, mas não obteve sucesso.