Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Outros Esportes / TÓQUIO 2020

Membro do COI diz que Tóquio 2020 corre risco se coronavírus estiver incontrolável em três meses

Para Dick Pound, membro mais antigo do Comitê, os responsáveis pelos Jogos Olímpicos devem ter até maio para tomar uma decisão segura

Gabriela Santos Publicado em 25/02/2020, às 14h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Membro do COI diz que Tóquio 2020 corre risco se coronavírus estiver incontrolável em três meses - GettyImages
Membro do COI diz que Tóquio 2020 corre risco se coronavírus estiver incontrolável em três meses - GettyImages

Com pouco mais de cinco meses para o início dos Jogos Olímpico de Tóquio, a garantia de que a competição será realizada dentro do previsto está ameaçada. Tudo vai depender do controle do coronavírus no Japão.

Para Dick Pound, que está no Comitê Olímpico Internacional (COI) desde 1978, os responsáveis pelas Olimpíadas devem ter até três meses para tomar uma decisão segura. Na visão do membro mais antigo do COI, o cancelamento dos Jogos pode se torna viável se a epidemia estiver em situação incontrolável em meados de maio.

“Você provavelmente está visualizando um cancelamento (se o vírus ficar incontrolável em maio). Essa é a nova guerra e você tem que encarar isso. Por volta dessa data, eu diria que o pessoal vai ter que perguntar: Isso está sob controle o suficiente para que possamos estar confiantes em viajar para Tóquio, ou não?”, disse Dick Pound, em entrevista à agência de notícias AP.

O membro do COI afirmou que é seguro aguardar até dois meses antes do início da competição, uma vez que é nesta época que os últimos ajustes da segurança, das Vilas Olímpicas e dos estúdios de mídia começam feitos.

O epicentro do coronavírus foi na cidade de Wuhan, na China, e está se espalhando, em menor escala, em outros países. No Japão, uma morte foi confirmada, além de três outras vítimas no cruzeiro turístico Princess Diamond, que atracou no país. Além da Ásia, outros países tentam o controle da epidemia, a Itália, por exemplo, já registrou dez mortes e 190 infectados.

Dick Pound afirmou que o Comitê Olímpico agirá de forma responsável para que os Jogos Olímpicos sejam realizados.

“Até onde eu sei, vocês vão estar em Tóquio. Todas as indicações nessa fase são de que tudo será como sempre. Então, continue focados em seu esporte e tenha certeza de que o COI não vai mandar você para uma pandemia”, disse.

Yoshiro Mori, presidente do comitê organizador dos Jogos Olímpicos, disse recentemente que não há qualquer plano para o cancelamento do evento, afirmando que a realização não corre riscos. No entanto, ele não descartou a preocupação.

Pound ainda afirmou que a decisão do cancelamento do evento tem um peso muito grande e só deve ser tomada com fatos concretos que deem base aos organizadores. A alternativa de mudança da sede existe, mas é complexa.

“Mudar (os Jogos) de lugar é difícil, porque existem poucos lugares no mundo que poderiam pensar em se preparar num curto espaço de tempo para apresentar algo”, completou.