Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Outros Esportes / Publieditorial

Levantamento da Betway aponta 4 razões que têm feito os estaduais perderem força

Até a década de 1990, era comum os torcedores aguardarem ansiosamente pelos campeonatos estaduais. E agora?

Redação Publicado em 21/01/2022, às 14h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Bola no campo - Imagem de jarmolouk em Pixabay
Bola no campo - Imagem de jarmolouk em Pixabay

Até a década de 1990, era comum os torcedores aguardarem ansiosamente pelos campeonatos estaduais. Tanto que várias partidas marcaram história, como aquela em que o Palmeiras derrotou o Corinthians, graças a um pênalti. Muitos torcedores, inclusive, acreditam que esse foi um dos melhores jogos do alviverde.

Agora, ao que parece, os torneios locais já não chamam tanto a atenção. As últimas temporadas, por exemplo, quase nunca são lembradas. O que será que ocorreu nos últimos anos que fez os campeonatos estaduais de futebol perderem força? O site de apostas esportivas Betway entrevistou especialistas e analisou a história do esporte, e encontrou possíveis respostas. Confira!


1 - O mundo mudou
É inegável que o mundo mudou e vem mudando cada vez mais rápido. Atualmente, os interesses das pessoas são mais globais e menos locais. Isso explica, por exemplo, por que grandes eventos como Olimpíadas e Copa têm tanta visibilidade. Os torcedores querem ver o time pelo o qual torcem se destacar para o máximo de pessoas - e não apenas localmente.

De acordo com o professor de jornalismo da Cásper Líbero Celso Unzelte, como o Brasil é um país de grandes proporções, ele precisou se regionalizar para organizar melhor o futebol. Em países pequenos, como Itália e Inglaterra, a organização nacional ocorreu desde o começo.

“A origem do futebol só podia ser local. Quando digo local, até mais do que estadual. Se você retroceder um pouquinho, descobre que o Santos valorizava os títulos da cidade de Santos, o Juventude, certos títulos de Caxias, Ponte Preta e Guarani, da cidade de Campinas”, afirma o especialista.

Porém, hoje a realidade é outra. “Em 1977, quando o Corinthians ganhou o Campeonato Paulista, o sentimento era de campeão do mundo porque o nosso mundo era aquilo. O mundo passou a ser outra coisa”, argumenta Unzelte.


2 - Falta de informação
Há tantos jogos ocorrendo mais ou menos ao mesmo tempo que é complicado entender o que está em jogo. A falta de um entendimento claro do que está sendo disputado, segundo especialistas, também é um motivo para os estaduais perderem força.

“Os próprios torcedores não conseguem entender o que é disputado. Isso afeta diretamente os interesses dos torcedores brasileiros. Esse desinteresse influencia diretamente nos negócios e quanto grupos de streaming e redes de televisão pagam por ele”, afirma Pedro Menezes, Senior Business Consulting da consultoria Ernst & Young, neste material exclusivo da Betway sobre futebol.


3 - Baixa média de pagantes
Causa e consequência da fraqueza dos torneios estaduais, a média de pagantes nos últimos jogos está muito mais baixa do que o normal. Mesmo antes da pandemia, os números já assustavam.

Em 2018, o Campeonato Paulista recebeu média de 9071 torcedores, o Carioca teve 3995 e o Mineiro chegou a 6542. Por sua vez, no mesmo ano, o Campeonato Brasileirão teve 18821 pagantes para assistir aos jogos, o que também é um número baixo com relação ao que a disputa já representou.


4 - Tempo
O tempo também é algo que incomoda os torcedores e gera desgaste nos próprios clubes. Os campeonatos vão até maio, depois, por questões trabalhistas, os atletas precisam tirar férias. Logo em seguida, há o Brasileirão.

Por conta do curto tempo entre uma competição e outra, os profissionais não conseguem se preparar. Consequentemente, é normal que eles sofram lesões e que as equipes fiquem desfalcadas.

Embora os estaduais não brilhem tanto quanto antes, questões políticas e financeiras farão com que os torneios se mantenham no curto prazo. Resta saber se poderá haver alguma mudança nos 45 do segundo tempo para que os times mostrem a importância desses torneios, que já apresentou tão bons jogadores a todo mundo.