Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Outros Esportes / ESPECIAL SPORTBUZZ!

Jogos Olímpicos: Conheça os mascotes das Olimpíadas Tóquio 2020 e o significado por trás de cada detalhe!

Olimpíadas Tóquio 2020 apresentou oficialmente seus mascotes que representam os Jogos Olímpicos já no ano passado

Redação Publicado em 23/04/2021, às 08h53

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mascotes dos Jogos Olímpicos sendo apresentados para a disputa das Olimpíadas Tóquio 2020 - GettyImages
Mascotes dos Jogos Olímpicos sendo apresentados para a disputa das Olimpíadas Tóquio 2020 - GettyImages
Quando faltava mais ou menos um ano para a realização das Olimpíadas Tóquio 2020, o Comitê Organizador apresentou oficialmente quais seriam as mascotes representantes dos Jogos Olímpicos. Escolhidos, Miraitowa e Someity possuem significados especiais para a competição.
Na cerimônia em que foram oficialmente anunciados, as mascotes demonstraram um de seus talentos especiais se teletransportando de Hibiya, no centro moderno de Tóquio, para Akasusa, no centro da Tóquio antiga.
Por lá, apareceram em um barco cruzando o rio Sumida e cumprimentando os fãs que se alinhavam ao longo da margem.

Significado dos nomes

Batizados de Miraitowa, para as Olimpíadas, e Someity, para as Paraolimpíadas, as duas mascotes dos jogos Olímpicos de Tóquio 2020 possuem significados bem autênticos.
A começar por Miraitowa, a mascote azul e que significa a fusão das palavras "Futuro" e "Eternidade" na língua japonesa. Já Someity, a mascote rosa, significa "Tão-poderoso", mas a sua origem tem como relação uma árvore cerejeira bastante conhecido no Japão.
Segundo o Comitê Organizador das Olimpíadas no dia do anúncio, o nome Miraitowa foi escolhido para trazer uma mensagem de esperança ao mundo. Já Someity, seria escolhido para demonstrar força física e mental para enfrentar os obstáculos, assim como os para-atletas enfrentam diariamente.

Miraitowa

Miraitowa tem o mesmo padrão de azul do emblema dos Jogos Tóquio 2020 em sua cabeça e em seu corpo. A personalidade dele é derivada de um tradicional provérbio japonês que significa "Aprenda bem as coisas antigas e adquira, a partir delas, novos conhecimentos".
Dentro desse pensamento, a mascote tem tanto aspectos tradicionais quanto inovadores. Ele vem com um forte senso de justiça e é muito atlético, com o superpoder de se mover para qualquer lugar instantaneamente.

Someity

Someity, além dos sensores táteis, pode enviar e receber mensagens telepaticamente usando sua antena de flor de cerejeira nos dois lados do rosto e pode voar usando seu manto.
É normalmente quieta, mas pode exibir grande força quando necessário e ama a natureza. Pode falar com pedras e com o vento e é capaz de mover coisas apenas olhando para elas.

Como foram criados?

As personagens, de estética futurista e inspiradas nos desenhos animados japoneses, representam "A tradição e a inovação" do país asiático e serão o principal símbolo do evento.
A forma como as duas mascotes iam parecer fisicamente foram revelados anteriormente em fevereiro de 2020 e foram definidos por meio de uma expressiva votação realizada com alunos de escolas do ensino fundamental em todo o Japão.

A escolha

A iniciativa, na época, visou entusiasmar as crianças em idade escolar durante este período de preparação aos Jogos Olímpicos e também mostrar que estas escolhas aconteceram de uma maneira transparente.
As mascotes vencedoras receberam um total de 109.041 votos, quase o dobro dos 61.423 do segundo lugar, que apresentava um estilo mais tradicional, representando o fogo e o vento, e muito longe da terceira colocada, com 35.291 votos e que era composta por uma raposa, kitsune e o guaxinim, tanuki. Nesse caso, as duas inspirações vieram do folclore japonês.