Por lá, apareceram em um barco cruzando o rio Sumida e cumprimentando os fãs que se alinhavam ao longo da margem.
Significado dos nomes
Batizados de Miraitowa, para as Olimpíadas, e Someity, para as Paraolimpíadas, as duas mascotes dos jogos Olímpicos de Tóquio 2020 possuem significados bem autênticos.
A começar por Miraitowa, a mascote azul e que significa a fusão das palavras "Futuro" e "Eternidade" na língua japonesa. Já Someity, a mascote rosa, significa "Tão-poderoso", mas a sua origem tem como relação uma árvore cerejeira bastante conhecido no Japão.
Segundo o Comitê Organizador das Olimpíadas no dia do anúncio, o nome Miraitowa foi escolhido para trazer uma mensagem de esperança ao mundo. Já Someity, seria escolhido para demonstrar força física e mental para enfrentar os obstáculos, assim como os para-atletas enfrentam diariamente.
Miraitowa
Miraitowa tem o mesmo padrão de azul do emblema dos Jogos Tóquio 2020 em sua cabeça e em seu corpo. A personalidade dele é derivada de um tradicional provérbio japonês que significa "Aprenda bem as coisas antigas e adquira, a partir delas, novos conhecimentos".
Dentro desse pensamento, a mascote tem tanto aspectos tradicionais quanto inovadores. Ele vem com um forte senso de justiça e é muito atlético, com o superpoder de se mover para qualquer lugar instantaneamente.
Someity
Someity, além dos sensores táteis, pode enviar e receber mensagens telepaticamente usando sua antena de flor de cerejeira nos dois lados do rosto e pode voar usando seu manto.
É normalmente quieta, mas pode exibir grande força quando necessário e ama a natureza. Pode falar com pedras e com o vento e é capaz de mover coisas apenas olhando para elas.
Como foram criados?
As personagens, de estética futurista e inspiradas nos desenhos animados japoneses, representam "A tradição e a inovação" do país asiático e serão o principal símbolo do evento.
A forma como as duas mascotes iam parecer fisicamente foram revelados anteriormente em fevereiro de 2020 e foram definidos por meio de uma expressiva votação realizada com alunos de escolas do ensino fundamental em todo o Japão.
A escolha
A iniciativa, na época, visou entusiasmar as crianças em idade escolar durante este período de preparação aos Jogos Olímpicos e também mostrar que estas escolhas aconteceram de uma maneira transparente.
As mascotes vencedoras receberam um total de 109.041 votos, quase o dobro dos 61.423 do segundo lugar, que apresentava um estilo mais tradicional, representando o fogo e o vento, e muito longe da terceira colocada, com 35.291 votos e que era composta por uma raposa, kitsune e o guaxinim, tanuki. Nesse caso, as duas inspirações vieram do folclore japonês.