Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Outros Esportes / HÓQUEI NO GELO

Jogador de hóquei no gelo morre após ser atingido por um disco durante partida

Especialista explica o que levou a morte do atleta, de apenas 19 anos

Redação Publicado em 17/03/2021, às 15h13

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jogador de hóquei no gelo morre após ser atingido por um disco durante partida - CPAH
Jogador de hóquei no gelo morre após ser atingido por um disco durante partida - CPAH

O jogador Timur Faizutdinov morreu nesta terça-feira, 16, na Rússia, após ser atingido na cabeça por um disco durante uma partida de hóquei no gelo. O atleta, de apenas 19 anos, estava jogando pelo time júnior do Dynamo São Petersburgo contra o Loko Yaroslavl, na última sexta-feira, 12.

Ao ser atingido pelo disco, Faizutdinov colocou as mãos na cabeça e caiu no gelo. Ele foi retirado da partida em uma maca pouco depois do acidente. O jogador estava internado desde sexta e não resistiu ao impacto na cabeça.

Segundo Fabiano Abreu, neurocientista e neuropsicólogo membro da Federação Europeia de Neurociência, o hóquei no gelo não tem proteção suficiente para os jogadores, e o formato do capacete foi determinante para a morte de Faizutdinov. O atleta foi atingido justamente no local, o que o levou a sofrer uma hemorragia.

“A hipótese é de que o disco atingiu e causou uma fratura na região do osso temporal, causando uma lesão na artéria carótida, um vaso importante do sistema cardiovascular, que envia sangue do coração para o cérebro fornecendo oxigênio e nutrientes. Para melhor localização, sabe aquela artéria que ao colocar o dedo no pescoço pode sentir a pulsação? Exatamente esta. Veja como ela é superficial e isso coloca em risco uma pancada nesta região causando lesões neste vaso sanguíneo”, explicou por meio de sua assessoria de imprensa.

O neurocientista ainda destacou que o impacto do golpe pode ter causado lesões que limitou o suprimento de sangue para o cérebro, o que causou a hemorragia cerebral.

“Quando acumulado muito sangue no cérebro há uma herniação cerebral, aumento da pressão intracraniana desligando diferentes áreas importantes do cérebro entre elas o controle da respiração. O próprio osso pode danificar a região ao estilhaçar”, continuou.

Especialista explica o que levou a morte do atleta (Crédito: CPAH)

Fabiano Abreu lamentou a fatalidade com o jovem atleta e fez um alerta sobre a proteção dos jogadores de esporte deste tipo.

“Ele teve azar, já que o disco atingiu uma das poucas regiões vulneráveis no capacete de hóquei, na região da orelha. Isso serve de alerta para que construa capacetes que também possam cobrir essa região para evitar este tipo de tragédia”, completou.

A morte de Timur Faizutdinov foi confirmada pela Federação Russa de Hóquei no Gelo, que divulgou uma nota lamentando a fatalidade que tirou a vida do jogador.

“Durante três dias, os médicos lutaram por sua vida, mas, infelizmente, o atleta não pôde ser salvo. A Federação Russa de Hóquei no Gelo expressa suas mais profundas condolências à família e amigos de Timur”, disse a entidade.