Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz

Ícones do esporte e da internet elencam dicas valiosas para te ajudar a seguir a carreira dos sonhos

Kitesurfista Bruna Kajiya, ciclista Henrique Avancini, youtuber Flakes Power e skatista Yndiara Asp mostram desafios de profissões não-tradicionais

Redação Publicado em 18/02/2021, às 19h05

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Henrique Avancini durante prova teste para as Olimpíadas de Tokyo 2020 - Getty Images
Henrique Avancini durante prova teste para as Olimpíadas de Tokyo 2020 - Getty Images

Os campeões mundiais, Bruna Kajiya (kitesurf) e Henrique Avancini (ciclismo), enfrentaram muitas dificuldades e desafios quando optaram por seguir a carreira de seus sonhos. Sofreram, inclusive, resistência de seus próprios familiares. Apaixonante para quem vê de fora, mas apenas eles sabem todos os desafios que tiveram que passar para chegar onde estão hoje.

Os dois atletas, juntamente com Flakes Power (youtuber) e Yndiara Asp (skatista olímpica), fazem parte da segunda temporada da série “Until 18 - O Momento da Decisão”, disponível gratuitamente pela Red Bull TV. Lá, eles elencaram as principais dicas e algumas “armadilhas invisíveis” comuns para aqueles que desejam seguir a carreira dos sonhos, principalmente em profissões não tão tradicionais.

A falha do imediatismo:

“Uma das coisas que eu mais vejo é a impaciência de que o resultado tem de vir muito rápido. Às vezes, as coisas demoram um pouco mais do que você acredita e muitas pessoas desistem antes, ficam insatisfeitas, acreditam ser impossível entrar no mercado, impossível ganhar respeito e credibilidade, mas a verdade é que demora mesmo. Você tem de merecer. E isso toma mais tempo do que as pessoas gostariam”, afirma Bruna Kajiya.

“A pessoa tem de entender que há o tempo de investimento, de maturação, assim como há o tempo do universitário até entrar no mercado de trabalho e começar a construir uma carreira. No esporte também existe esse período. Muitas vezes, os atletas, por acreditarem que já se dedicam de uma forma intensa e exclusiva ao esporte, consideram-se merecedores de investimento”, completa Avancini.

Paixão:

“Minha mente estava pensando em skate 24 horas por dia. Eu sabia onde queria chegar: estar entre as melhores skatistas do mundo, participando dos maiores eventos e fazendo parte da cena. Eu sabia também o que era preciso para isso acontecer: muita dedicação, foco e persistência. Para isso, sempre gostei de escrever no papel meus sonhos, objetivos, manobras e linhas dos campeonatos. Colocar meus pensamentos no papel é algo que faço constantemente e me ajuda a organizar, a direcionar minha vida”, afirma a skatista olímpica Yndiara Asp.

Trocar planos:

“Tem muita gente precipitada, que larga o trabalho ou a faculdade antes de a coisa acontecer. Por exemplo, para trabalhar com internet tem um zilhão de fatores envolvidos. Você pode ser muito bom no que faz, fazer um baita trabalho legal e isso não quer dizer que você vai estourar, que vai dar certo. Tem de ter planos A, B e C. Precisa ir com calma”, diz o youtuberJoão ‘Flakes Power’ Sampaio.

Estudos e preparação:

“Antes de eu me dedicar 100% ao Canal do Youtube, eu esperei ele atingir um número bom de seguidores. Eu só fui trancar a faculdade quando o Canal bateu 1 milhão de seguidores. Nesse período, eu estudei muito sobre Youtube, gravei muitos vídeos para o Canal crescer bastante e eu estar em um nível legal. Na minha área, tem muita gente que pega inspiração fora do Brasil e dá muito certo”, comenta Flakes Power.

“Até o momento da decisão, eu sempre me preparei muito com o tempo que eu tinha. Muitas vezes, meu tempo era escasso e eu treinava de madrugada, na hora do almoço ou à noite. Eu buscava informações de como otimizar o tempo de treino e tentava distribuir o treinamento de uma forma um pouco diferente”, completa Avancini.

Teste-se em busca de experiência:

“Eu fui, me joguei, vi como era, participei de competições e passei pelas experiências na pele. Eu fui com a cara e coragem, aprendendo enquanto vivenciava e vendo como era tudo, quais eram as possibilidades, onde eu poderia entrar, onde não e sempre treinando muito”, analisa a kitesurfista tricampeã mundial Bruna Kajiya.

Sobre a série:

A série "Until 18 - O Momento da Decisão" reúne atletas, artistas e personalidades de destaque e conta um pouco de como foi para eles lidar com as decisões profissionais na transição do fim da adolescência para o início da vida adulta, em carreiras consideradas pouco comuns. A série é composta por duas temporadas e todos os seus episódios possuem seis minutos em média.

Sobre a Red Bull TV:

A Red Bull TV é um canal global de entretenimento digital com programação além do extraordinário disponível a qualquer hora e em qualquer lugar. Combinando eventos ao vivo, uma extensa biblioteca 'On Demand' e os melhores momentos de eventos que incluem esportes, festivais de música, séries originais, longas-metragens e documentários. A Red Bull TV oferece uma experiência de visualização envolvente pelo site redbull.tv, assim como em seu aplicativo ou via Smart TV.