Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Outros Esportes / FÓRMULA 1

Hamilton condena ataques racistas a Rashford, Sancho e Saka: “Nojento”

Trio de jovens jogadores da Seleção Inglesa foi alvo de racismo após vice da Euro 2020

Redação Publicado em 12/07/2021, às 15h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Hamilton condena ataques racistas a Rashford, Sancho e Saka: “Nojento” - GettyImages
Hamilton condena ataques racistas a Rashford, Sancho e Saka: “Nojento” - GettyImages

A derrota da Inglaterra para a Itália na final da Euro 2020 rendeu uma onda de ataques racistas a Marcus Rashford, Jadon Sancho e Bukayo Saka. Neste domingo, 11, a Seleção Inglesa perdeu nos pênaltis depois de sofrer o empate em 1 a 1 no tempo normal, e o trio, que não marcou nas cobranças, foi alvo de racismo após o vice.

Federações, clubes e atletas se manifestaram em apoio aos jogadores ingleses. Um dos principais nomes do movimento antirracista no esporte, o piloto britânico Lewis Hamilton condenou os ataques a Rashford, de 23 anos, Sancho, de 21, e Saka, de 19. O heptacampeão de Fórmula 1 classificou o episódio como inaceitável.

“Tanta coisa estava passando pela minha mente enquanto eu assistia aos momentos finais da partida na noite passada. Por um lado, eu estava tão orgulhoso de quão longe chegamos... estar na final e com uma equipe tão diversa é uma grande conquista da qual todos devemos estar orgulhosos, mas quando os jogadores se prepararam para marcar os pênaltis, fiquei preocupado. A pressão para entregar é sentida por todos os esportistas, mas quando você é uma minoria representando seu país, esta é uma experiência em camadas. O sucesso pareceria uma vitória dupla, mas uma falha parece um fracasso duplo quando combinado com o abuso racista”, escreveu Hamilton em post nas redes sociais.

“Eu queria tanto aquela vitória como todos vocês, mas para mim foi muito mais do que ganhar a Euro, foi um quadro muito maior. O comportamento nojento de poucos mostra quanto trabalho ainda precisa ser feito. Espero que isso abra uma conversa sobre aceitação. Devemos trabalhar em prol de uma sociedade que não exija que os jogadores negros provem seu valor ou posição na sociedade apenas por meio da vitória. Em última análise, todos na seleção da Inglaterra deveriam estar muito orgulhosos de suas conquistas e de como nos representaram”, completou.

Os três jogadores foram os últimos batedores da Inglaterra. Sancho cobrou apenas três pênaltis como jogador profissional, enquanto Saka nunca havia batido. Pouco utilizados por Gareth Saouthgate durante toda a Euro, Sancho e Rashford entraram em campo a poucos minutos do fim da prorrogação.