Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Outros Esportes / Futebol Americano

Guia de futebol americano para iniciantes

Entenda as regras do campeonato mais popular dos Estados Unidos

Gabriela Santos Publicado em 01/09/2019, às 02h52

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Futebol americano (Crédito: Getty Images)
Futebol americano (Crédito: Getty Images)

A temporada da liga que movimenta mais dinheiro e visibilidade nos Estados Unidos está quase começando: a NFL. No Brasil, essa categoria ganha cada vez mais adeptos e não é à toa que a marca investe em projetos voltados para o mais famoso esporte americano.

O futebol americano não é tão simples de entender. Não como o futebol, pelo menos. Caso deseje entrar nessa onda e ainda não sabe de nada, iremos te ajudar. O SportBuzz preparou um guia básico para iniciantes. Se estiver interessado, vale a pena seguir com a leitura.

Antes das regras, uma explicação básica que a maioria já deve saber, mas se houver dúvidas, aí vai. NFL significa ‘National Football League’ (Liga Nacional de Futebol). Sim, o ‘football’ que na prática deveria ser o futebol convencional, aquele que o mundo ama e que é jogado com os pés (ressaltando que a tradução ‘foot’ é ‘pé’). Diferentemente do inglês da Inglaterra, nos Estados Unidos o ‘football’ se refere ao esporte que se pratica com a mão e o ‘soccer’, com os pés.

Como a contextualização da língua inglesa não é o foco, começaremos as regras. Confira:

A LIGA

A NFL é composta por 32 equipes divididas em duas conferências: a NFC e a AFC. Geograficamente, são separadas em oito divisões, quatro de cada lado (norte, sul, leste e oeste). De cada uma das duas conferências sai um vencedor. A finalidade é que o campeão da AFC e o campeão da NFC dispute o título do Super Bowl, que é a decisão do campeonato.

O formato da temporada regular é distribuído em 17 semanas para 16 jogos de cada equipe. Os playoffs começam assim que a ‘regular season’ acaba e os oito melhores times (os oito campeões das divisões, ou seja, os quatro melhores de cada conferência), avançam.

Há o acréscimo das duas equipes mais bem colocadas, depois dos campeões, selecionadas na repescagem. Somando, doze equipes disputam os playoffs. Lembrando que nos playoffs, são divididos por conferência.

Cada campeão de conferência entra na corrida pelo tão sonhado Super Bowl.

- Os times da NFC (National Football Conference):
East (leste) – Dallas Cowboys, New York Giants, Philadelphia Eagles, Washington Redskins.
North (norte) – Chicago Bears, Detroit Lions, Green Bay Packers, Minnesota Vikings.
South (sul) – Atlanta Falcons, Carolina Panthers, New Orleans Saints, Tampa Bay Buccaneers.
West (oeste) – Arizona Cardinals, Los Angeles Rams, San Francisco 49ers, Seattle Seahawks.

- Os times da AFC (American Football Conference):
East (leste) – Buffalo Bills, Miami Dolphins, New England Patriots, New York Jets
North (norte) – Baltimore Ravens, Cincinnati Bengals, Cleveland Browns, Pittsburgh Steelers.
South (sul) – Houston Texans, Indianapolis Colts, Jacksonville Jaguars, Tennessee Titans.
West (oeste) – Denver Broncos, Kansas City Chiefs, Oakland Raiders, San Diego Chargers.

- Como são distribuídos os embates na temporada regular:
6 jogos contra os 3 times da mesma divisão (3 jogos dentro de casa e 3 fora);
1 jogo contra cada equipe de uma divisão da mesma conferência (2 jogos dentro de casa e 2 fora);
1 jogo contra cada equipe de uma divisão da outra conferência (2 jogos dentro de casa e 2 fora);
2 jogos contra equipes da mesma conferência que terminaram a temporada anterior na mesma posição dentro de sua divisão (1 jogo dentro de casa e 1 fora).

A BOLA

O objeto principal do jogo é a bola oval, na qual é arremessada e segurada com as mãos.

O CAMPO
O espaço de jogo do futebol americano é um campo de 100 jardas, com o meio de campo marcado em cinquenta.

A partir da metade do gramado, são contabilizadas as jardas em ordem decrescente seguindo sentindo à endzone, espaço do objetivo do jogo: o touchdown.

Então, o objetivo é contado em ‘descidas’ (50, 40, 30...), marcadas, em linhas, no campo. Com este espaço, são acrescidas mais 10 jardas no campo, mas que só existem para esse fim e não contabilizam para descidas. Cada jarda tem 9,14 metros.

Dentro da endzone também existe a trave ou goal post, que possui 5,64 metros de largura e 6,10 metros de altura. Além disso, a trave está estabelecida na altura de 3,04 metros da base. O goal post é delimitado para marcar o field goal. O formato da barra lembra um ‘y’ enorme.

O TEMPO

Uma partida de futebol americano é dividida em quatro períodos. São quatro tempos de 15 minutos sendo que ao final do segundo, há o intervalo do jogo.

A cronometragem é pausada a cada lance em que o jogo para em consequência de uma falta, ou se o jogador com a bola sair pela lateral, se algum time marcar pontos ou se acontecer algum passe incompleto, quando a bola é lançada e toca no chão antes de ser segurada.

Os times têm direito a seis timeouts (pedidos de tempo). São três na 1ª metade do jogo e mais três na 2ª. Há o two-minute-warning, uma parada automática quando faltam 2min para o fim da 1ª etapa e no fim da 2ª.

O técnico ainda tem direito ao desafio, pedido a qualquer momento antes do two-minute warning. Ele joga uma bandeira vermelha no gramado e desafia uma jogada antes da jogada seguinte. Cada treinador pode ter dois desafios por jogo, e ganhar um desafio extra caso esteja certo nos dois. Se errar e a jogada seguir como foi marcada, seu time perde um timeout. Se acertar, ele mantém seus pedidos de tempo. Durante o two-minute warning, não há desafios, e os árbitros que decidem rever ou não uma jogada.

A PONTUAÇÃO

O marcador é definido a partir de touchdown, que vale 6 pontos, pelo field goal, 3 pontos, e pelo extra point, 1 ponto.

A variação do chute pelo goal post é que se ele for seguido do touchdown, acresce apenas um ponto. Se ele for chutado por falta de jogadas e essa for uma escolha da equipe, vale três.

Caso um jogador seja derrubado dentro de sua própria endzone, o time adversário ganha 2 pontos.

JOGADORES

As partidas de futebol americano contam com 11 jogadores em cada lado. Mas isso representa apenas uma linha do time.

Explico. Os times são formados por linhas (grupos) de 11 atletas cada um: o ofensivo e o defensivo. Eles se revezam dentro de campo, intercalando. Ou seja, quando o time precisar se defender, entra a linha de defesa enquanto o time adversário ataca. Quando a equipe tem a vez de partir para cima, a linha ofensiva atua em campo enquanto a defensiva do oponente, claro, se defende.

Ao todo, o time possui um grupo de 53 atletas, divididos entre ataque, defesa e um time especial que, em uma alusão ao futebol, é o banco de reservas.

Não há limite para as substituições, permitindo que os jogadores entrem e saiam do campo quantas vezes for necessário.

- Posições de ataque:
Quaterback: principal jogador. Ele é o responsável por armar as jogadas de ataque da equipe;
Bloqueadores: responsáveis por formar uma barreira que protege o quaterback ou abre caminho para os running backs;
Corredores: responsáveis por correr com a bola nas mãos, caso recebam ela do quaterback.
Recebedores: recebem a bola por jogada aérea.

- Posições de defesa:
Linha defensiva: tem a função de derrubar quem estiver com a bola logo no começo de uma jogada. São a primeira linha de defesa;
Linebackers: são a segunda linha de defesa. Avançam e recuam de acordo com o ataque;
Secundária: jogadores que protegem a retaguarda.

O OBJETIVO DO JOGO

Cada equipe deve seguir, em descida, até a endzone do adversário e marcar o touchdown (+6 pontos). Em seguida, chuta em direção à trave para anotar o extra point (+1). Em quatro chances, deve avançar, no mínimo, 10 jardas para que consiga manter a posse de bola. Caso consiga seguir, o time tem mais quatro chances de descida, sucessivamente.

O avanço pode ser por jogada aérea em que o quaterback arremessa para que o recebedor segure a bola mais próxima o possível da endzone. A bola também pode ser entregue para um runnig back, que corre pelo campo segurando a bola.

Caso a defesa adversária consiga deter o avanço, a equipe que estava na descida deve devolver a bola ou tentar um fiel goal (valendo +3), caso estiver perto o suficiente.

A linha defensiva atua enquanto a linha ofensiva do oponente estiver atacando.

ACRÉSCIMO DE TEMPO

Não existe empate no futebol americano. Caso o marcador esteja igualado nos 90 minutos regular, o overtime de 15 minutos é acrescido. Quem anotar touchdown primeiro, vence a partida.

O VENCEDOR

O time com mais pontos sai vitorioso da partida.

Essa foi uma explicação básica para começar a acompanhar o futebol americano. Com o tempo, a compreensão fica mais fácil e divertida.

Então, uma dica: acompanhe a NFL 2019/20 que começa no próximo dia 5 de setembro. As partidas são transmitidas pela ESPN Brasil.