Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Outros Esportes / FÓRMULA 1

Grosjean diz que ‘viu a morte chegando’ e pensou nos filhos para sair do carro em chamas

Após sobreviver a acidente na Fórmula 1, francês diz que deseja correr na última etapa da temporada, no GP de Abu Dhabi

Redação Publicado em 01/12/2020, às 12h13

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Grosjean diz que ‘viu a morte chegando’ e pensou nos filhos para sair do carro em chamas - Reprodução/ Instagram
Grosjean diz que ‘viu a morte chegando’ e pensou nos filhos para sair do carro em chamas - Reprodução/ Instagram

Romain Grosjean, piloto da Haas, falou pela primeira fez sobre o acidente assustador que sofreu no último domingo, 29, no Grande Prêmio do Barein de Fórmula 1. Em entrevista à emissora “TF1”, da França, o francês disse que “viu a morte” chegando quando ficou 28 segundos exposto nas chamas.

O carro de Grosjean partiu ao meio com o impacto no guard rail e causou uma explosão. Por conta do uniforme da Fórmula 1, o piloto francês teve apenas algumas queimaduras nas mãos e no tornozelo, aguentando uma temperatura de até mil graus célsius.

O piloto da Haas revelou que lutou para sair das chamas pelos três filhos, Sacha, de sete anos, Simon, de cinco, e Camille, de dois. Grosjean também comentou que pensou em Niki Lauda, que também se envolveu em uma explosão em 1976.

“Não sei se a palavra milagre pode ser usada, mas em todo o caso, não era a minha hora. Pareceu muito mais do que 28 segundos. Meu visor ficou todo laranja, vi as chamas no lado esquerdo do carro. Pensei em muitas coisas, inclusive em Niki Lauda, e pensei que não era possível acabar daquele jeito, não agora. Não poderia terminar minha história na Fórmula 1 assim. E então, por meus filhos, disse a mim mesmo que precisava sair. Eu coloquei minhas mãos no fogo e eu o senti queimando o chassi. Senti alguém me puxando, então eu sabia que estava fora”, relatou Grosjean.

“Tive mais medo por minha família e amigos e obviamente meus filhos, que são minha maior fonte de orgulho e energia, do que por mim. Acho que vai haver algum trabalho psicológico a ser feito, porque eu realmente vi a morte chegando. Mesmo em Hollywood, é possível fazer imagens assim. Foi o maior acidente que já vi na minha vida”, completou.

O acidente de Grosjean aconteceu na primeira volta da etapa de Barein, após tocar no carro de Daniil Kvyat, da AlphaTauri. O francês saiu da pista após a curva três e seu carro chocou no guard rail, partiu ao meio e causou um incêndio.

Após a batida, Romain Grosjean ficou 28 segundos exposto nas chamas até a equipe médica chegar. O piloto conseguiu sair do carro e recebeu os primeiros socorros antes de ser encaminhado para o hospital.

Por conta das queimaduras nas mãos e no tornozelo, Grosjean não disputará a próxima etapa da Fórmula 1, mas quer retornar para a última prova da temporada, no em Abu Dhabi. O francês será substituído pelo brasileiro Pietro Fittipaldi no GP de Sakhir.

Nasceu de novo

Grosjean ainda revelou que um de seus filhos o intitulou como “super-herói” e acredita que o pai sobreviveu ao acidente graças a um “escudo mágico do amor”.

“Há o sentimento de estar feliz por estar vivo, por ver as coisas de outra forma, mas também a necessidade de voltar para o carro, se possível, em Abu Dhabi, para terminar minha história com a Fórmula 1 de uma forma diferente. Foi quase como um segundo nascimento. Sair das chamas naquele dia é algo que marcará minha vida para sempre”, disse.