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Glossário do esporte: conheça as expressões técnicas de várias modalidades

Saiba quais são os termos utilizados no vôlei, basquete, futebol e MMA

SportBuzz DIGITAL Publicado em 24/08/2019, às 10h50

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- Glossário do esporte (Crédito: GettyImages)

O Glossário do esporte é um guia simples para iniciantes do mundo esportivo. Confira alguns nomes de passes do vôlei, basquete, futebol e MMA!

VÔLEI: Termos dentro das quadras

Condução: infração cometida pelo jogador quando conduz a bola em vez de tocá-la;
Dois toques: infração cometida ao tocar duas vezes a bola;
Rodízio: movimentação no sentido horário dentro da quadra, mudando a posição dos jogadores;
Invasão: infração cometida com o corpo além da rede do adversário;
Cravar: bater com violência a bola no chão da quadra do adversário;
Deixadinha: um leve toque na bola, buscando espaço vazio na defesa do adversário;
Bola de segunda: ataque no segundo toque, surpreendendo o adversário;
Match point: ponto que pode definir o jogo;
Set point: ponto que pode fechar o set;
Tie break: é o set de desempate, disputado quando cada uma das equipes vence dois sets;
Rally: sequência de jogadas começando no saque e terminando quando a bola estiver fora de jogo;
Manchete: tocar a bola com os braços esticados e mãos unidas;
Toque: tocar a bola com os dedos e as mãos acima da cabeça;
Ace: quando a bola do saque acerta cai direto dentro da quadra adversária. 

BASQUETE: Termos dentro das quadras 

Arremesso: quando o jogador lança a bola na direção da cesta;
Assistência: quando um passe certo é dado para outro jogador do mesmo time e esse jogador faz uma cesta. Pode ser de dois ou três pontos;
Airball: quando um jogador faz um arremesso totalmente errado e a bola não toca nem o aro e nem a tabela. Diz-se que ela “pega o ar”;
Backdoor: ocorre quando um jogador recebe um passe após se livrar da marcação com um drible de corpo;
Bandeja: quando o jogador faz a cesta bem próxima do aro. Normalmente é realizada com o atleta fazendo duas passadas antes de saltar, com a primeira passada curta e a segunda mais longa;
Carga: é uma falta de ataque que ocorre quando um jogador esbarra em outro (do time adversário) que estava parado;
Crossover: “cruzar”. Pode ser considerado um drible e ocorre quando o jogador cruza a bola na frente do corpo para se livrar de um marcador;
Enterrada: um dos movimentos mais conhecidos do basquete. Ocorre quando o atleta dá um salto e “enterra” a bola na cesta para marcar os pontos. Pode ser realizada com uma ou com as duas mãos;
Double-double: quando um jogador alcança a marca de dois dígitos em duas estatísticas diferentes de uma partida. Por exemplo: mais de 10 pontos e mais de 10 rebotes;
Infiltração: é um movimento de ataque em que um jogador passa pela defesa adversária driblando. A jogada é realizada em velocidade pelo atleta, que usa uma área da quadra chamada de garrafão até chegar na cesta e marcar os pontos, ser interceptado ou receber uma falta;
Jump shot: é o nome dado ao arremesso efetuado enquanto o jogador ainda está no ar;
Non looking pass: é considerado uma espécie de drible. Ocorre quando o jogador faz um passe sem olhar para onde lançou a bola;
Overtime: prorrogação no tempo de jogo;
Turnover: inversão da posse de bola. Geralmente ocorre durante uma jogada de ataque que não é concluída com investida à cesta. Pode-se perder a bola deixando-a ir para fora dos limites da quadra, ao errar um passe ou ter a bola tomada durante um drible. Também acontece quando o jogador demora mais de cinco segundos para cobrar o lateral;
Zona morta: área próxima à linha de fundo da quadra. O nome refere-se à dificuldade em acertar um arremesso dessa região, já que fica localizada mais na lateral e não há possibilidade de auxílio da tabela.

FUTEBOL: Termos dentro das quatro linhas

Escanteio: lateral do campo em que é feita a cobrança do escanteio;
Impedimento: linha que marca a distância do último jogador e a bola. Se o atleta estiver a frente da linha da bola, é marcado o impedimento;
Substituições: remete à Regra 3 do futebol ("Os Jogadores"), que regulamenta o número de atletas de cada equipe, o número de alterações permitidas e o procedimento para as substituições;
Cara ou coroa: é o ato do lançamento da moeda antes do começo do jogo;
Drible, finta: habilidades em se livrar da marcação;
Caneta: quando um jogador passa a bola entre as pernas do outro. Caneta, rolinho ou sainha, todos os nomes desse mesmo drible;
Chapéu: outro nome de drible. Quando o jogador chuta a bola por cima da cabeça de outro e continua a jogada;
Drible da vaca: quando o jogador chuta a bola reto, faz uma meia-lua para passar pelo adversário e pega a bola na frente, continuando a jogada;
Gol olímpico: quando o jogador chuta a bola no escanteio e ela entra diretamente no gol;
Pênalti: quando uma falta é cometida dentro da área (próximo ao gol);
Tiro de meta: quando o goleiro ou algum zagueiro chuta a bola da área do goleiro para o time. Geralmente é o goleiro.

MMA: Termos dentro do octógono

Nocaute: quando um atleta fica inconsciente ou desacordado após levar golpes ou sofrer outro impacto;
Finalização: quando um atleta faz sinal, dando tapas com a mão no chão ou fala, que não quer continuar a lutando, para evitar o estrangulamento ou por vontade de encerrar o combate;
Tap Out: método pelo qual o atleta sinaliza que pretende encerrar a luta com três tapinhas, que podem ser no adversário, neles mesmos ou no tatame; 
TKO: abreviação em inglês para nocaute técnico, quando um atleta não pode a continuar a luta, geralmente por causa de alguma lesão;
Ground e Pound: consiste em levar o oponente para o chão, mantê-lo por baixo e golpear até o nocaute, a finalização ou até a luta ser interrompida;
Guarda: uma posição semidefensiva em qual o atleta, com as costas no chão, mantém o oponente entre suas pernas;
Chave de braço: trava em que o braço do oponente está esticado, hiperextendendo o cotovelo. No MMA, isso é feito com maior frequência quando o lutador prende o braço do oponente entre suas pernas e levantando o quadril;
Estrangulamento: posição aplicada no pescoço de forma a restringir o fluxo de ar, de sangue ou ambos. O estrangulamento é projetado para fazer o adversário desistir da luta dando três tapinhas ou perder a consciência;
Guilhotina: estrangulamento aplicado quando o adversário está com a cabeça em uma posição invertida e o antebraço do atleta é levantado, de forma a pressionar o pescoço do oponente.
Jab: soco aplicado com a mão da frente para atordoar;
Direto: soco aplicado com a mão mais forte e poderosa;
Gancho: soco dado com o braço dobrado e jogado através do corpo para golpear o oponente pelo lado;
Joelhada voadora: joelhada aplicada em um salto, projetada para penetrar a defesa do adversário;
Escapada: quando o atleta consegue sair de uma posição de finalização ou de estrangulamento;
Raspagem: quando o atleta sai de uma posição de desvantagem e vai para uma vantajosa sobre o adversário.

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